
História; cultura; vida noturna vibrante e muito verde. Essas são apenas algumas das palavras que caracterizam Berlim (Alemanha) e Viena (Áustria) e que passam a nortear toda a promoção desses dois destinos no mercado brasileiro. “Com essa união; podemos oferecer uma experiência de viagem diferente; interligando o leste ao oeste europeu. A distância que nos separa equivale a apenas uma hora de voo”; afirmou Burkhard Kieker; CEO do Visit Berlin; ao MERCADO&EVENTOS; na noite desta terça-feira (05/04); em São Paulo; durante a realização da primeira atividade conjunta das cidades.
A proposta; segundo Norbert Kettner; diretor Geral do Venna Tourist Board; é possibilitar ao turista brasileiro descobrir uma nova Europa. “As duas cidades se complementam. Enquanto Berlim se destaca por sua modernidade; Viena mostra toda sua tradição e suas atrações preservadas do século 19”; acrescentou Kettner; mencionando que a economia estável do país e o crescimento de demanda por viagens pela nova classe média impulsionaram os destinos a aumentarem os investimentos em turismo no Brasil. Nesta semana; os dois órgãos participam ainda da primeira edição da TravelWeek; exposição de destinos e produtos de luxo. O evento começa amanhã; dia 6 e segue até domingo; dia 10; na capital paulista.
De acordo com Burkhard Kieker; o Brasil tem condições de se tornar o mais importante destino turístico sul americano para Berlim em um futuro próximo. Em 2010; a cidade alemã obteve um incremento de 51;4% em visitantes brasileiros. Foram ao todo 42 mil turistas e 130 mil pernoites. “Esse índice corresponde somente aqueles passageiros que ficaram hospedados em hotéis. Se considerarmos o aluguel de apartamentos e casas de família esse número sobe para 50 mil”; explicou Kieker. Até 2020; a estimativa é que o Brasil esteja posicionado como um dos cinco principais mercados emissores de turistas para Berlim.
“Para estar entre os cinco; a meta é receber até esta data entre 500 mil a 1 milhão brasileiros”; reforçou o CEO; lembrando que nos últimos três anos o Visit Berlin direcionou mais de 1 milhão de euros em promoção e marketing no mercado brasileiro. Hoje; Berlim já é a terceira cidade mais visitada no mundo; superando Roma (Itália). O destino alemão só fica atrás de Londres (Inglaterra) e Paris (França). Grande parte desse resultado é reflexo do processo de mudança de imagem por qual passou a cidade após a Copa do Mundo de 2006.
“Com os voos charteres vindo do Brasil na ocasião conseguimos transmitir com sucesso o estilo de vida e a singularidade do povo alemão. Agora; nosso grande desafio é manter esse interesse e para isso já iniciamos conversas com a Tam para implantar voos diretos entre o Brasil e Berlim”; disse Burkhard Kieker. O destino alemão está fazendo a sua parte e inaugura em junho de 2012 um novo aeroporto internacional. Ele estará localizado a 20 quilômetros do centro de Berlim e a 20 minutos por trem. O aeroporto terá capacidade para movimentar 40 milhões de passageiros por ano. Viena também reivindica sua cota de frequencias para a Tam.
“Já recebemos da companhia aérea um sinal de que a Áustria é um mercado de grande crescimento e estamos esperançosos. O potencial de fluxo de brasileiros é enorme. Somente entre Viena e Berlim são operados 60 voos por semana”; comentou Norbert Kettner. Conectando a outras cidades da Europa; esse número sobe para 500 frequências semanais. Além da Tam; o executivo esteve reunido com algumas das principais operadoras de turismo brasileiros para incluir a cidade de Viena em seus roteiros de viagens. Entre as empresas visitadas estavam: CVC; New Age; New Line; Teresa Perez e Flot.
Nos próxmos cinco anos; a meta do Vienna Tourist Board é dobrar a entrada de brasileiros no destino. No ano passado; Viena registrou um total de 10;9 milhões de pernoites – um aumento de 10;3%. Desse montante; 150 mil foram de turistas da América Central e do Sul; o que representou um incremento de 21%. “Em chegadas; atingimos um crescimento de 24%. Foram 63.100 visitantes dessas localidades; sendo que boa parte eram brasileiros”; declarou Kettner. As atrações e os serviços turísticos também são superlativos em Viena. A cidade conta com 320 vinícolas; 100 museus; 800 cafeterias e 2.000 atividades culturais e artísticas.
Burkhard Kieker, CEO do Visit Berlin e Norbert Kettner, diretor geral do Vienna Tourist Board