Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Destinos / Feiras e Eventos / Fotos / Política

MTur leva trade brasileiro para captar investimentos em Portugal e anuncia novos voos e hotéis; fotos

Ministro Celso Sabino 1 1 e1709306211146 MTur leva trade brasileiro para captar investimentos em Portugal e anuncia novos voos e hotéis; fotos

Ministro do Turismo, Celso Sabino (Ana Azevedo/M&E)

LISBOA – O Ministério do Turismo (MTur), em parceria com a Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur) e empresários do setor turístico, está em Portugal, durante a semana da Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL), promovendo uma série de ações para captação de investimentos no país. O início se deu nesta sexta-feira (1), na casa do embaixador do Brasil em Portugal, e vai até o domingo (3), conectando investidores internacionais.

Veja a galeria de fotos abaixo

“A presença aqui de um conjunto de parlamentares mostra o interesse e valorização do Turismo. A ApexBrasil, que é a Agência Brasileira de Promoção de Exportações, tem dentre seus planos para de atuação aqui em Portugal, a criação da Casa Brasil no nosso prédio em Lisboa, com o foco de promover uma sinergia entre as nações.

“A presença aqui de um conjunto de parlamentares mostra o interesse e valorização do Turismo. Agora, com as mudanças políticas que o Brasil vive, sob a liderança do presidente Lula, vemos uma relação importante ser consolidada entre o nosso país e o mundo”

Agora, com as mudanças políticas que o Brasil vive, sob a liderança do presidente Lula, vemos uma relação importante ser consolidada entre o nosso país e o mundo. Nosso objetivo é promover as empresas brasileiras no mundo e atrair investimentos. Ano passado o país quebrou todos recordes registrados em exportação, culminando na geração de 98 bilhões de dólares”, afirmou Jorge Viana, presidente da ApexBrasil.

Imagem turística

Marcelo Freixo presidente da Embratur 1 1 e1709304014886 MTur leva trade brasileiro para captar investimentos em Portugal e anuncia novos voos e hotéis; fotos

Marcelo Freixo, presidente da Embratur (Ana Azevedo/M&E)

O presidente da Embratur, Marcelo Freixo, destacou o papel da agência na promoção do destino, principalmente com a atuação e dimensão na Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL), que ocorre entre os dias 28 fevereiro a 3 março, na FIL – Parque das Nações.

“Essa presença [na BTL] é um recado para o mercado português, de que o Brasil está em uma ótima fase, com diálogo aberto, portas abertas e andando de mãos dadas com a democracia”

“Essa é a nossa maior participação na BTL. Temos no nosso estande 32 coexpositores e 14 destinos expondo individualmente. Essa presença é um recado para o mercado português, de que o Brasil está em uma ótima fase, com diálogo aberto, portas abertas e andando de mãos dadas com a democracia. Temos crescido e uma prova disso é o registo de 6,9 bilhões de dólares gerados no último ano com o Turismo, volume superior ao do ano da Copa do Mundo”, apontou.

O executivo também enfatizou a relevância do mercado português, tanto pela troca de turistas quanto pela localização estratégica que facilita o acesso aos demais destinos da Europa. “Portugal é estratégico para o crescimento do Brasil, tanto que ontem (29 de março), assinamos uma protocolo de Intenção de trocas e integração de dados entre a Embratur e a TAP Air Portugal, empresa que voa para 11 estados e conta agora com 96 voos semanais, um incremento expressivo que vigorará no verão europeu, reforçando a visão de importância do mercado brasileiro”, endossou.

“O problema da segurança no Rio e no Brasil não é um problema do turismo, o Turismo é a solução para a segurança, porque com ele geramos emprego e renda”

Freixo abordou ainda a sensação do turista estrangeiro que viaja ao Brasil, citando uma recente pesquisa elaborada entre a entidade e a Fecomercio, em que 95% dos respondentes que estavam no Rio de Janeiro apontaram interesse em retornar ao destino ou recomendar a ida dos membros do seu circulo de convivência.

“Esse dado é extremamente positivo, e olha que estamos falando de Rio de Janeiro, falando de com quem estava lá. O problema da segurança no Rio e no Brasil não é um problema do turismo, o Turismo é a solução para a segurança, porque com ele geramos emprego e renda”, finalizou sua fala.

Apostas no Brasil

Celso Sabino, ministro do Turismo (Ana Azevedo/ M&E)

Celso Sabino, ministro do Turismo (Ana Azevedo/ M&E)

Detentora de 11 unidades no Brasil, a rede Vila Galé acaba de anunciar uma unidade em São Luís, no Maranhão, outra em Coruripe, em Alagoas. Segundo Celso Sabino, uma em Belém do Pará. “No ranking internacional, estadunidenses, espanhóis e argentinos são as nacionalidades que mais apostam no nosso país, mas Portugal não fica de fora e está cada vez mais interessado, tanto que as negociações com a Vila Galé para a unidade em Belém já está bem avançada”, disse ele.

“Estamos caminhando a passos largos para que o brasileiro conheça o próprio país e que cada vez mais turistas estrangeiros cheguem no destino. Com a somatória de nossos esforços vamos conseguir fazer com que o Brasil tenha no Turismo uma mola propulsora de crescimento”

O ministro destacou ainda o trabalho da TAP. “Vemos também a TAP ampliando suas operações no Brasil, porque as pessoas estão voando mais para lá e mais de lá para cá, e isso nos dá um ânimo ao mercado. O nosso país possui uma sociedade civil sólida e pacífica, sem guerra política, além de ser o destino mais receptivo do mundo. O turismos cresceu, em 2023, 8,6% acima da média de toda a economia e não tenho dúvidas que neste ano será ainda maior”, disse.

Segundo ele, “estamos caminhando a passos largos para que o brasileiro conheça o próprio país e que cada vez mais turistas estrangeiros cheguem no destino. Com a somatória de nossos esforços vamos conseguir fazer com que o Brasil tenha no Turismo uma mola propulsora de crescimento e vemos em Portugal um case de sucesso, que estamos estudando, para também termos êxito no incremento do fluxo turístico”, afirmou Sabino.

Ainda sobre o tema aviação, a infraestrutura e conectividade dos aeroportos de Recife, Fortaleza Belém, Salvador, São Paulo, Belo Horizonte, Santa Catarina foram enfatizadas. “Temos atuado nestes dias na captação de novas linhas aéreas para melhorar a conexão do nosso país, como por exemplo, uma rota entre Recife e Madri, pela Air Europa e Porto- Cabo Verde-Recife com a Azul.

Sobre o trabalho conjunto que esta sendo desenvolvido entre o Ministério do Turismo e a Embratur, Sabino dispara: “não há dúvidas que estamos construindo um momento ímpar a várias mãos e a melhoria dos indicadores que temos registrado é fruto deste trabalho. Pela primeira vez, a Embratur terá orçamento garantido, no valor de R$200 milhões para continuar promovendo o país de forma eficiente como está sendo feita na BTL, colocando o país em evidência”.

Amazônia como carro chefe

Ao falar sobre a imagem do país no cenário mundial, o ministro trouxe a Amazônia para a pauta, bem como a recepção da 30ª Conferência das Partes da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP30), que se dará entre os dias 10 e 21 de novembro de 2025, em Belém.

“O Brasil, hoje está no centro das atenções do mundo não só pela agenda climática de preservação do meio ambiente, combate às acentuadas alterações climáticas e da temperatura do planeta, como por ter seis biomas diferentes e figurar na nona posição das economias do mundo, segundo o Banco Mundial. Além disso, o país subiu 20 posição no ranking de segurança da empresa Berkshire Hathaway, companhia norte-americana especialista em seguro-viagem, a qual também elege o país a melhor opção na categoria, para viajar na América do Sul”, finalizou.

GALERIA:

O M&E viaja com proteção GTA e apoio da Shift Mobilidade Corporativa.

Receba nossas newsletters