Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Destinos / Fotos

São Luís, o destino de sol, praia, cultura e patrimônio histórico no Nordeste brasileiro

DCIM100MEDIADJI_0581.JPG

Praia da Ponta d’Areia (Ascom/Setur)

São Luís, a capital do estado do Maranhão, é um destino mais que completo, além de ser a única capital do Nordeste situada numa ilha. A Ilha do Amor, como também é conhecida, é rodeada de atrativos turísticos para todos os gostos. A começar pelas praias de São Marcos, Calhau e Olho d’Água, que possuem excelente infraestrutura de restaurantes, bares e hotelaria. Sem contar as dunas que margeiam toda a avenida das praias, que dão um destaque a paisagem. E pra quem curte um esporte na praia, como o kite surf e o surf, nos meses de julho a dezembro, são a melhor pedida.

Veja a galeria de fotos abaixo

Sem contar que no Espigão Costeiro, na praia da Ponta d’Areia, é um excelente local pra quem curte stand-up paddle e aquele pôr do sol, que você só encontra em São Luís. E pra quem gosta de passeio náutico, São Luís tem a pedida certa. O barco sai da península da Ponta d’Areia e percorre os dois grandes rios (Anil e Bacanga) que margeiam tanto o centro histórico quanto a área moderna da cidade. Uma dica: prefira ao pôr do sol.

CENTRO HISTÓRICO

São Luís sem dúvida é repleta de atrações para todos os gostos. Saindo da orla, o visitante se depara com o maior acervo arquitetônico de origem luso-brasileira da América Latina. Trata-se do Centro Histórico que, em 1997, recebeu da UNESCO o título de Patrimônio Mundial, em reconhecimento à relevância de seu conjunto arquitetônico. São mais de 3.500 edificações de valor histórico e artístico, que retratam a história da cidade dos séculos 18, 19 e início do século 20.

.Centro Histórico .

São Luís abriga o maior acervo arquitetônico de origem luso-brasileira da América Latina (Ascom/Setur)

No Centro Histórico é possível incluir em sua programação um passeio pelas ruas Portugal, Giz, Estrela e Palma. Sem contar nos becos e escadarias como Catarina Mina, Humberto de Campos, Silva. Pra quem curte visitar museus e igrejas, todos são gratuitos e abrem de segunda a domingo (verificar nas redes sociais o horário de funcionamento), como o Museu da Gastronomia Maranhense, Museu do Reggae, Palácio dos Leões, Palácio Episcopal /Museu de Arte Sacra, Casa do Maranhão, Centro de Cultura Popular Domingos Vieira Filho, e o Museu do Tambor de Crioula.

As igrejas são inúmeras, a começar pela Igreja da Sé, do Carmo, Remédios, Santo Antônio, São Pantaleão e Desterro. No centro histórico, ainda é possível conhecer as praças do Poeta (excelente para tomar um café e um suco, e contemplar a paisagem), João Lisboa, Deodoro, Pantheon e Nauro Machado. E, não deixe de visitar o Mirante da Cidade, o mais novo atrativo, onde se avista toda a cidade de São Luís.

Na verdade, o ideal é deixar-se levar pela história e beleza do centro histórico, caminhando por seus milhares de ruas, becos e ladeiras, apreciando toda a exuberância que os casarões possuem. E, não se esqueça de colocar uma roupa leve e tênis.

GASTRONOMIA

Gastronomia - Peixe Frito

A culinária ludovicense é um capítulo à parte para quem visita São Luís (Ascom/Setur)

A culinária ludovicense é um capítulo à parte para quem visita São Luís, pois, reúne as tradições europeia, africana e indígena e se destaca pela variedade dos pratos, cores e sabores. As iguarias encantam o paladar e são ricas em frutos do mar de todas as espécies, apresentados das mais diversas formas: do arroz de cuxá ao peixe frito, da típica peixada maranhense à caldeirada de camarão e tortas de caranguejo, camarão e sururu. Os doces são admirados pela composição dos frutos da região caracterizados pela área de transição entre Norte e Nordeste.

CULTURA

São Luís é uma mescla de culturas, que fazem desta cidade um conjunto de manifestações culturais únicas e diversas, como o bumba-meu-boi com seus cinco sotaques, reconhecido pela UNESCO como patrimônio da humanidade. O tambor de crioula que é uma típica dança de mulheres, ao som dos tambores, também patrimônio imaterial pelo IPHAN. Os blocos tradicionais de carnaval fazem a alegria das pessoas durante este período festivo, que vão cantando e dançando pelas ruas do centro histórico.

O reggae, que veio da Jamaica, aqui tem um gostinho diferente, pois se dança agarradinho, por isto, São Luís é conhecida como Jamaica Brasileira. Pra quem curte um carnaval com blocos de rua, desfile de escola de samba e blocos tradicionais, São Luís é a pedida certa. E no mês de junho, tem o famoso São João, a festa dos santos, onde o bumba meu boi, tambor de crioula, cacuriá, dança portuguesa, e outras manifestações se apresentam durante todo o mês nos arraiais espalhados pela cidade (tudo isto totalmente gratuito).

QUILOMBO

Você sabia que em São Luís tem o maior quilombo urbano da América Latina? É um território com diversos atrativos turísticos como casa de matriz africana (terreiro), barracão de bumba meu boi, casa de tambor de crioula, casa de blocos tradicionais, mercado municipal, entre outros que compõem um roteiro único e diverso no centro da cidade. Sem falar que nas ruas você encontra inúmeras intervenções artísticas nos muros e escadarias que dão acesso ao bairro da Liberdade. Simplesmente, imperdível.

DIVERSÃO

À noite o clima na cidade é outro: é possível encontrar inúmeros bares com música ao vivo na orla, no centro histórico, e na área da península da Ponta d’Areia.  Mas, para completar o passeio pela ilha mais Amazônica do Nordeste brasileiro, aos domingos nada melhor que passear e curtir a Feirinha São Luís das 9h às 15h no centro histórico.

Bumba Meu Boi

Bumba Meu Boi (Ascom/Setur)

Quando você agendar sua ida a São Luís procure as redes sociais da Secretaria Municipal de Turismo de São Luís (@setur.saoluis) e a @turismo.saoluis para saber da programação do Programa Conheça São Luís, que promove vários eventos de rua, como o São Luís Pôr do Sol Musical, Roteiro Segredos Históricos, Roteiro Histórico e Gastronômico de São Luís, Roteiro Quilombo Cultural de São Luís e muito mais.

GALERIA:

Receba nossas newsletters