Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Destinos / Fotos

Setur faz Operação Turismo Legal no Rio, e aponta: 50% na ilegalidade

Ronald Ázaro, secretário do estado de Turismo e presidente da TurisRio e Marco Aurélio Paes, diretor de Operações da TurisRio durante a Operação Turismo Legal

Ronald Ázaro, secretário do estado de Turismo e presidente da TurisRio e Marco Aurélio Paes, diretor de Operações da TurisRio durante a Operação Turismo Legal


Na manhã desta sexta-feira (14/09), a Secretaria de Turismo e a TurisRio realizaram no Pão de Açúcar, a primeira, ação da ‘Operação Turismo Legal’. A iniciativa faz parte de uma série de ações educativas e preventivas em pontos turísticos do Rio de Janeiro. E tem como objetivo preparar a cidade e o estado para receber os visitantes que participarão dos megaeventos programados para os próximos anos, como a Jornada Mundial da Juventude, Copa das Confederações, Copa do Mundo e Jogos Olímpicos.

Para Ronald Ázaro, secretário do estado de Turismo e presidente da TurisRio, essa ação visa orientar aqueles que trabalham, e querem trabalhar, com Turismo. “Temos muita informalidade na cidade do Rio de Janeiro, pessoas sem preparação. Queremos prevenir e afastar do nosso turista esses problemas. Vamos colocar profissionais qualificados e prontos para exercer a profissão”, declarou.

O secretário comentou o tamanho da informalidade na cidade. “Hoje acredito que quase 50% das pessoas trabalham na informalidade no Turismo. E com o número de turistas aumentando, aquele que conhece um pouco da cidade acaba procurando esse meio sem ter a qualificação necessária. Queremos justamente que ele tenha interesse, mas que se qualifique e possa atender bem o turista”.

Ronald falou dos megaeventos que estão programados para a cidade e as ações futuras. “Essa é a primeira ação que realizamos, vamos realizar outras dentro da cidade e em outros municípios. A Jornada Mundial da Juventude é hoje nossa maior preocupação por a cada dia aumentar a previsão no número de pessoas que devem comparecer ao evento. Já se estima que possa chegar a 3 milhões, e é um tipo de Turismo diferente dos de megaeventos. Por isso a Rio+ 20 foi um grande aprendizado, e mostrou que o Rio está preparado, com apenas alguns problemas pontuais”.

Também presente na ação, Marco Aurélio Paes, diretor de Operações da TurisRio, destacou os pontos importantes. “Nosso objetivo é de qualificação e prevenção dos pontos turísticos. São ações pontuais que buscam fortalecer e dar segurança não só ao turista, mas como os equipamentos utilizados, como transporte. Estamos realizando essa ação primeiro no Pão de Açúcar, por saber que existem alguns problemas, mas que ocorrerá em outras partes da cidade e encontrando problemas as pessoas serão advertidas e encaminhadas para que possam se regularizar e exercer bem o trabalho”.

Na ação estiveram envolvidos também a Guarda Municipal (Grupamento de Apoio ao Turista), Secretaria Municipal de Transportes (SMTR), Polícia Militar através do Batalhão de Policiamento Turístico (BPTUR), e Polícia Civil com a Delegacia Especial de Apoio ao Turista (DEAT).

Filipe Cerolim

Receba nossas newsletters