
Cerca de 1/4 dos brasileiros que vão para a Itália visitam a Toscana. A constatação é de Giovanni Calì; gerente executivo de Turismo da Toscana Promozione. Pela primeira vez no país; o profissional será o responsável pela interlocução entre o destino italiano e o trade de turismo do Brasil. “Formatamos um projeto de promoção; publicidade e cooperação cultural para atender ao mercado brasileiro. Pelos próximos três anos; realizaremos uma série de atividades para manter o interesse do turista brasileiro pela Toscana”; revelou Calì.
A primeira ação foi realizada nesta segunda-feira (11/04) em São Paulo e contou com o apoio da Agência Nacional Italiana de Turismo (Enit). A Toscana Promozione prestou uma homenagem a Rede Globo de Televisão pela produção da novela Passione. Exibida entre março de 2010 e fevereiro deste ano; o folhetim divulgou os principais atrativos da Toscana. Entre eles: as áreas de Firenze e Siena; as estradas de Monticchiello e Ville di Corsano; a igreja Ponte allo Spino e a adega Cantine del Redi de Montepulciano. A homenagem foi recebida pelos atores Emiliano Queiroz; Germano Pereira; Miguel Roncato e Marcelo Médici.
A Toscana Promozione também participou na semana passada da Travelweek; feira de viagens de luxo; e iniciou contatos diretos com grandes operadoras de turismo instaladas na capital paulista. A ideia; segundo Giovanni Calì; é levar um grupo de 16 operadores brasileiros para participar da Buy Tuscany. A feira visa estimular a formatação de roteiros turísticos para a Toscana e acontece nos dias 21 e 22 de novembro. “Será a maior delegação internacional presente”; destacou o gerente; lembrando que o destino oferece desde o turismo enogastronômico e cultural até tours pelas termas e spas e atividades esportivas com 18 campos de golfe.
A entidade começa a promoção no Brasil com investimentos da ordem de 150 mil euros. No entanto; a ideia é aumentar esse montante nos próximos dois anos. “No ano passado a Toscana registrou a entrada de 131 mil visitante brasileiros; o que corresponde a um incremento de 66;7% em relação a 2009. “Para 2011; nossa estimativa é subir esse índice em; pelo menos; 30%”; adiantou Calì. Em 2010; somente na cidade de Firenze; houve um crescimento de 90% no fluxo de turistas do Brasil. Esse dado se refere ao período em que a novela estava sendo exibida. A Toscana conta com oito mil alojamentos; sendo que três mil são hotéis.
Para o cônsul geral da Itália em São Paulo; Mauro Marsili e para o presidente da Câmara Ítalo-Brasileira de Comércio; Indústria e Agricultura; Edoardo Pollastri; a Toscana é um verdadeiro símbolo italiano. “A região transmite emoções; paixões e traz uma contemporaneidade única. A presença mais efetiva da Toscana Promozione no Brasil significa o início de um caminho para um maior intercâmbio com a Itália e para o fortalecimento da rede de negócios”; disse Pollastri. Fernanda Longobardo; diretora da Enit no Brasil acrescentou: “A Itália vem despontando como o destino preferido dos brasileiros e esse resultado só é possível graças a atuação das operadoras e ao trabalho de divulgação da imprensa nacional”.
Giovanni Calì, gerente executivo de Turismo da Toscana promozione com equipe e os atores globais Emiliano Queiroz, Miguel Roncato e Germano Pereira