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Manchete / Serviços

Black Friday: Viagens e turismo estão na mira dos brasileiros

Black Friday: Viagens e turismo estão na mira dos brasileiros

Pesquisa revelou que 13% dos consumidores pretendem investir no setor de viagens e turismo na Black Friday deste ano (Divulgação/Pixabay)

Contagem regressiva para uma das datas mais importantes do ano para o comércio! A Black Friday, que acontece na semana do dia 29 de novembro, uma das datas mais aguardadas pela maioria dos brasileiros que desejam adquirir produtos com preços mais acessíveis. Setor de turismo e viagens aparecem como um dos favoritos neste ano.

De acordo com uma uma pesquisa realizada pela Wake, em parceria com a Opinion Box, 66% dos brasileiros planejam aproveitar as promoções deste ano e que 58,2% têm o e-commerce como canal preferido, seguido pelos marketplaces (47,8%), aplicativos (44,3%) e lojas físicas (30%)

O estudo “Intenção de Compra na Black Friday 2024” ainda revelou os consumidores vê a Black Friday como o momento ideal para comprar itens de necessidade (55%) ou para adquirir produtos desejados (45,9%):

  • 37,8% começaram a monitorar os preços com um mês de antecedência
  • 32,5% estão acompanhando as variações de preço
  • 66% dos brasileiros estão economizando para fazer compras durante a Black Friday.

“Esse comportamento reflete a importância que o período tem para o varejo, mas principalmente para o comprador. Vemos hoje consumidores que estão se preparando financeiramente para garantir produtos de interesse com qualidade e bons preços”, comenta Alessandro Gil, VP da Wake.

Entre os produtos mais desejados pelos consumidores estão:

  • Eletrônicos e Informática (26%)
  • Eletrodomésticos e Eletroportáteis (23%)
  • Moda e Acessórios (20%)
  • Beleza e Cosméticos (18%)
  • Supermercado (16%)
  • Casa e decoração (15%)
  • Turismo e Viagens (13%)

Entre os canais de procura, os principais marketplaces aparecem como os preferidos com 42,4% das respostas. Em seguida, aparecem os sites de pesquisa (39,3%) e os sites das próprias lojas, com 39% da preferência. Curiosamente o Instagram aparece na sexta posição, evidenciando como as redes sociais têm se transformado em um funil do processo de compra.

“Esses dados demonstram a importância de estratégias de venda que combinem preços competitivos e conveniência. O consumidor brasileiro está cada vez mais exigente e conectado, buscando não só preços atrativos, mas também segurança nas transações”, acrescenta Alessandro Gil.

Sobre valores, a pesquisa apontou que, em média, 23,2% dos entrevistados pretendem gastar mais de R$1.000,00, enquanto 20,1% ainda não definiram quanto vão investir. Outros 18,4%,entre R$500,00 e R$1.000,00. Com relação aos meios de pagamento, o cartão de crédito parcelado é o preferido por 38,3% dos consumidores, seguido do pagamento à vista no cartão de crédito (24%) e pelo Pix (22,6%), que já ultrapassa o boleto bancário e o cartão de débito.

A pesquisa foi realizada entre os dias 24 e 30 de julho de 2024, com 1076 consumidores, considerando as proporções de sexo, idade, renda mensal e distribuição geográfica.

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