
Presidentes do Brasil e Portugal se reuniram para fortalecer cooperação (Agência Brasil/Antônio Cruz)
De acordo com o Ministério dos Negócios Estrangeiros (MNE), cinco capitais brasileiras foram escolhidas para sediar consulados de Portugal:
- Belém
- Curitiba
- Fortaleza
- Porto Alegre
- Recife
A criação tem como objetivo ampliar o apoio às comunidades portuguesas no Brasil, que somam cerca de 1,5 milhão de pessoas, e facilitar a cooperação diplomática entre os países, além de contemplar um plano mais amplo para modernizar e expandir a rede consular portuguesa, priorizando regiões com significativa presença lusitana.
Vale ressaltar que essas cidades brasileiras elas já possuem vice-consulados e serão “promovidas”. Até então, elas oferecem alguma assistência, mas não são responsáveis pelas emissões de passaportes ou vistos.
Já os consulados são gerenciados por diplomatas de carreira e têm um custo maior de manutenção, mão de obra e mão de obra.
Ainda não há dados de abertura.
VISTOS PARA PORTUGAL
Brasileiros interessados em tirar o visto português têm enfrentado prazos que chegam a até oito meses de processo. Houve um aumento de demanda, desde que a manifestação de interesse foi extinta em junho de 2024, que contribuiu para a sobrecarga nos consulados. O número de pedidos subiu 10,6% em 2024, totalizando quase 25 mil solicitações, conforme informações reveladas pelo site Portugal Giro.