Câmbio:

Idiomas:

Cinco capitais brasileiras são eleitas para sediar consulados de Portugal

Foto de Beatriz do Vale

Beatriz do Vale

Publicado - 19/02/2025 - 09:55

0d4a4592 Cinco capitais brasileiras são eleitas para sediar consulados de Portugal
Presidentes do Brasil e Portugal se reuniram para fortalecer cooperação (Agência Brasil/Antônio Cruz)

De acordo com o Ministério dos Negócios Estrangeiros (MNE), cinco capitais brasileiras foram escolhidas para sediar consulados de Portugal:

  • Belém
  • Curitiba
  • Fortaleza
  • Porto Alegre
  • Recife

A criação tem como objetivo ampliar o apoio às comunidades portuguesas no Brasil, que somam cerca de 1,5 milhão de pessoas, e facilitar a cooperação diplomática entre os países, além de contemplar um plano mais amplo para modernizar e expandir a rede consular portuguesa, priorizando regiões com significativa presença lusitana.

Vale ressaltar que essas cidades brasileiras elas já possuem vice-consulados e serão “promovidas”. Até então, elas oferecem alguma assistência, mas não são responsáveis ​​pelas emissões de passaportes ou vistos.

Já os consulados são gerenciados por diplomatas de carreira e têm um custo maior de manutenção, mão de obra e mão de obra.

Ainda não há dados de abertura.

VISTOS PARA PORTUGAL

Brasileiros interessados em tirar o visto português têm enfrentado prazos que chegam a até oito meses de processo. Houve um aumento de demanda, desde que a manifestação de interesse foi extinta em junho de 2024, que contribuiu para a sobrecarga nos consulados. O número de pedidos subiu 10,6% em 2024, totalizando quase 25 mil solicitações, conforme informações reveladas pelo site Portugal Giro.