A crise no setor de turismo ganhou um novo capítulo em Minas Gerais. A Comissão de Defesa do Consumidor e do Contribuinte da Assembleia Legislativa (ALMG) realiza, nesta terça-feira (29), às 16h, uma audiência pública para discutir os impactos causados pela empresa ViagensPromo. A reunião, no Auditório do andar SE da ALMG, foi convocada após denúncias de prejuízos financeiros e cancelamentos de pacotes turísticos que atingiram consumidores e agências de todo o estado.
O debate foi solicitado pelo deputado Professor Cleiton (PV), que alerta para os riscos à economia mineira diante da instabilidade do setor. “Precisamos de respostas e de uma solução rápida. Nossa economia depende de um turismo forte”, afirmou o parlamentar. Entre os convidados para a audiência estão representantes da Abav-MG, do Procon Assembleia e de diversas agências de viagens prejudicadas. A expectativa é cobrar esclarecimentos e debater alternativas para mitigar os danos sofridos pelos consumidores.
Fundada em 2018, a ViagensPromo cresceu oferecendo voos fretados e promoções exclusivas para destinos turísticos, principalmente no Nordeste. No entanto, indícios de problemas começaram a surgir em novembro de 2024, quando relatos de atrasos em pagamentos e cancelamentos se tornaram frequentes. Em fevereiro deste ano, a empresa comunicou parceiros sobre sua “instabilidade no fluxo operacional e financeiro”, deixando de honrar diversas reservas.
A ViagensPromo, que recentemente se desvinculou da Associação Brasileira de Agências de Viagem (Abav), já foi notificada pela Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) para prestar esclarecimentos.
*Com informações da Assembleia Legislativa de Minas.