CHUBUT – A convenção anual da Braztoa, está acontecendo nesta semana, em Chubut, na Argentina. Com início hoje, o evento está reunindo cerca de 50 operadores e parceiros e a escolha do destino foi motivada pelo desejo de apresentar uma opção autêntica e atraente aos participantes.
Fabiano Camargo, presidente da Braztoa, destacou a importância de criar um espaço de troca entre os associados: “Quando nós fazemos convenção, queremos ter uma troca entre os associados. É um momento em que paramos no ano para isso. Todos os destinos que escolhemos acabam inspirando os operadores a desenvolver novos produtos”, afirmou.
A participação na convenção conta com 50 participantes presenciais, mas Marina Figueiredo, presidente executiva da Braztoa, enfatizou que o impacto vai além. “Muitos operadores que não puderam vir, por conta da agenda, estão querendo informações sobre o destino. Teremos ações pós-convenção, como capacitação e rodadas de negócios. Aqueles que estão, tem a chance de vivenciar também a experiência e o restante do grupo acompanha tudo pelas redes sociais”, explicou.
Marina também destacou a importância da Argentina como parceira estratégica: “A Argentina é fundamental pra gente, é o nosso segundo destino de vendas, sempre atrás dos Estados Unidos. Eles estão conosco sempre que os operadores precisam de apoio. Desde o início, foram um dos primeiros destinos associados à Braztoa”, disse. A relação entre a entidade e a Argentina é tão forte que, segundo Marina, “no primeiro minuto de conversa sobre a convenção, eles disseram: pode esquecer, a convenção de 35 anos será na Argentina”.
Quanto ao futuro das convenções, Fabiano afirmou que já estão em conversa com novos destinos: “Estamos com um contrato sendo revisado, e é provável que possamos anunciar novidades ainda nesta convenção.”
Como novidade nesta edição, o evento acontece de maneira separada ao premio Braztoa de sustentabilidade. Fabiano explicou que separaram os prêmios da convenção por dois motivos: a natureza nacional do prêmio e a necessidade de dar destaque ao evento, especialmente em um ano em que a convenção celebra uma data significativa. Além disso, a ideia é que o premio seja realizado no Rio Grande do Sul, em um ano onde o turismo gaúcho merece uma atenção especial. “Acredito que foi uma decisão acertada”, complementou Fabiano.
Marina também falou sobre o recente rebranding da Braztoa, que reflete uma nova fase da organização: “Queremos mostrar uma Braztoa mais jovem, moderna e dinâmica, mas sem perder a essência. A pandemia acelerou muitas mudanças, e é importante que a gestão seja profissionalizada e que as mulheres tenham espaço no turismo. Nosso rebranding também vem para isso. O objetivo é tornar a Braztoa cada vez mais representativa, com um conselho que inclua empresas de diferentes tamanhos e focos”, ressaltou.
Assim, a convenção se apresentou não apenas como um evento, mas como um reflexo das transformações que a Braztoa e o turismo estão vivenciando. Nos próximos dias, os participantes terão a oportunidade de explorar mais o destino de Chubut, que está apostando no mercado brasileiro. O M&E acompanha a convenção e você pode conferir todas as novidades aqui.
*O M&E viaja com apoio da Shift Mobilidade Corporativa e proteção GTA