MADRI – Em entrevista exclusiva ao Mercado&Eventos, Eduardo Bismarck, o mais novo secretário de turismo do Ceará, delineou as principais estratégias para alavancar o setor no estado. Com um plano focado em três pilares, sendo eles infraestrutura, promoção e treinamento, Bismarck destacou ações prioritárias para atrair novos voos, fortalecer rotas existentes, desenvolver destinos além das praias e ampliar a visibilidade do Ceará no cenário nacional e internacional.
Bismarck chegou hoje (21), na capital espanhola, para participar da sua primeira feira internacional à frente do novo cargo, a Fitur Madrid, que acontece a partir de amanhã, e segue até o dia 26. O Ceará conta com estande próprio no evento, e aproveitará a ocasião para realizar importantes reuniões para fomentar networking e alavancar negócios.
O secretário conversou pela primeira vez com o M&E e revelou as metas e prioridades de sua gestão.
Infraestrutura e conectividade aérea
A localização estratégica do Ceará continua sendo um trunfo na captação de novas rotas aéreas. Fortaleza é o aeroporto internacional mais próximo da Europa e dos Estados Unidos entre os estados nordestinos, – e um dos mais pontuais e confortáveis do Brasil, segundo Bismarck, o que possibilita voos mais econômicos e rápidos, de acordo com o secretário. Por este motivo, a atração de novas rotas e a consolidação das já existentes são prioridade máxima. “Estamos em diálogo com companhias como Air France, que já é nossa grande parceira, para continuarmos consolidando rotas importantes, mas também estamos expandindo as conversas com potenciais parceiros, como a Ibéria, para fortalecer nossa posição como hub internacional”, afirmou.
“A meta é expandir a conectividade, promovendo o Ceará como ponto de entrada para o Brasil”
Além de consolidar as rotas já existentes, a meta é expandir a conectividade, promovendo o Ceará como ponto de entrada para o Brasil. A parceria com as áreas nacionais também está sendo reforçada e visa transformar Fortaleza em um elo entre voos internacionais e os mercados do Norte, Nordeste e Centro-Oeste, reduzindo a necessidade de conexões em São Paulo, por exemplo.
Os objetivos são o aumento de fluxo de passageiros nacionais, internacionais e o aumento de voos.
Para Bismarck, a Fraport – administradora do aeroporto na capital, será crucial para estes avanços. “A Fraport será a grande mediadora e fiadora destes projetos, e vai nos ajudar bastante nos objetivos, que são o aumento de fluxo de passageiros nacionais, internacionais e o aumento de voos”, explicou.
Parcerias com o trade, capacitação, promoção e marketing
A aproximação com o trade turístico é um dos alicerces da gestão de Bismarck. “Estamos planejando reuniões com representantes de diferentes setores, principalmente do trade local do nosso estado, para ouvir suas demandas e desenvolver soluções conjuntas, assim como os secretários municipais de turismo”, afirmou. A secretaria também trabalhará no fortalecimento do treinamento de agentes e operadores.
Além disso, o estado planeja valorizar a participação do trade em eventos, reavaliando a alocação de recursos. “Vamos revisitar algumas estratégias. Iremos investir em feiras e ações que realmente convertam em turistas para o Ceará, redirecionando fundos para estratégias mais eficazes”, explicou.
A promoção do Ceará será intensificada com campanhas que combinam marketing digital, presença em feiras estratégicas e parcerias com operadores, e até mesmo influenciadores. A secretaria já iniciou diálogos com grandes players do setor para organizar fam trips e press trips voltadas a mercados prioritários, como o europeu e o sul-americano.
“Vou aplicar recursos públicos onde a gente possa converter em presença de turista no Ceará”
Bismarck também enfatizou a modernização das estratégias promocionais, priorizando ações direcionadas e resultados concretos. “Não basta apenas um estande bonito em uma feira; precisamos de eventos vocacionados para vendas e que gerem desejo no público. O digital é indispensável, assim como o contato pessoal, principalmente com agentes de viagem e operadores, e acredito nessa estratégia”, disse.
“Não estou dizendo que nós vamos fazer uma mudança radical, estou dizendo que nós vamos rever, vamos reanalisar, e redefinir novas estratégias em participação de feiras, por exemplo, para que sejam em mercados importantes, valorizando aqueles eventos que façam mais sentido, entendeu? E redirecionar o dinheiro para onde converte mais em turistas. Eu não vou gastar recursos, do nosso governo, só para poder ter um estande bonito, mas que não converte em retorno de turista. Vou gastar recursos públicos onde a gente possa converter em presença de turista no Ceará. E claro, onde for para atender às necessidades do trade turístico”, revelou.
Diversificação de destinos e interiorização do turismo
Embora o turismo de sol e praia continue como carro-chefe, a diversificação da oferta é prioridade. Regiões como o Cariri, com seu turismo religioso e geológico, e o Maciço de Baturité, com a Rota Verde do Café, estão no centro das ações promocionais. A infraestrutura dessas áreas será fortalecida, permitindo que destinos menos explorados ganhem destaque, inclusive nos materiais de divulgação.
Resultados como meta
Para Eduardo Bismarck, o turismo cearense deve ser guiado por resultados concretos: mais visitantes, maior ocupação em hotéis e aumento no número de voos. A gestão foca em um planejamento integrado, no qual todos os investimentos estejam alinhados ao objetivo de fortalecer o Ceará como destino turístico de relevância global.
Apesar de comandar pela primeira vez a pasta, e se envolver neste setor após anos se dedicando à política como deputado federal, Eduardo já carrega uma importante missão de elevar os números e consolidar o destino como um dos principais do Brasil.
*O M&E viaja com apoio da Shift Mobilidade Corporativa e proteção GTA.