Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Feiras e Eventos / Manchete / Política

Embratur apostará em parcerias com bancos e novos projetos para ampliar investimentos no turismo brasileiro

Marcelo Freixo presidente da Embratur e1737825379773 Embratur apostará em parcerias com bancos e novos projetos para ampliar investimentos no turismo brasileiro

Marcelo Freixo, presidente da Embratur (Eric Ribeiro/M&E)

MADRI – Neste sábado (25), penúltimo dia da Fitur 2025, em Madri, Marcelo Freixo, presidente da Embratur, reforçou o foco estratégico da agência na captação de investimentos para impulsionar o turismo brasileiro. Durante entrevista ao M&E, Freixo detalhou as ações realizadas pela Embratur, ambição de firmar parcerias com instituições financeiras e os próximos passos para consolidar o Brasil como um destino global competitivo.

Uma ação realizada por outro destino chamou atenção de Freixo durante a Fitur. O estande do Porto Rico, de acordo com Marcelo, contava com apoio de três bancos. O da Embratur conta com apoio do Sebrae – que apesar de ser um ‘parceiro fundamental’ na visão de Freixo, ainda é pouco para o tamanho e potencial do país. “Sabemos que outros países, como Porto Rico, têm captado investimentos significativos através de bancos. Queremos replicar e adaptar essas estratégias ao Brasil. Minha missão voltando ao Brasil é ir atrás da Caixa, Banco do Brasil e BNDES”, revelou o presidente da Embratur.

Ações na Fitur: conectividade e promoção integrada

A participação brasileira na Fitur 2025 foi marcada por negociações intensas com companhias aéreas, operadores turísticos e associações de agências de viagem. Um dos avanços mais significativos foi a ampliação das conversas com a Iberia e a Air Europa para o lançamento de novas rotas entre a Espanha e o Brasil, especialmente para o Nordeste, que foi apresentado como uma alternativa competitiva ao Caribe.

Freixo destacou que a abordagem brasileira foi guiada por inteligência de dados, identificando mercados estratégicos com alto potencial de crescimento. Além disso, a Embratur reuniu representantes de estados como Pernambuco, Ceará e Rio Grande do Norte para discutir formas de promover o Nordeste de maneira integrada.

“A nossa estratégia é fazer com que o Nordeste brasileiro se torne tão competitivo quanto o Caribe, aproveitando sua diversidade cultural, belezas naturais e proximidade geográfica com a Europa”, ressaltou o presidente.

COP30 e o legado para a Amazônia

A entrevista também abordou como a Embratur está aproveitando um ano importante para o Brasil – que estará sob holofotes internacionais e quais os preparativos da agência para a COP30, que será realizada em Belém no final do ano. Embora o evento por si só atraia atenção global, Freixo enfatizou que a principal missão será consolidar a Amazônia como destino turístico sustentável no período pós-COP.

“A COP30 é uma oportunidade única para mostrar ao mundo a riqueza da Amazônia. O evento já se promove sozinho, a dificuldade é de organização. A nossa missão, no entanto, é de aproveitar essa visibilidade e transformar o interesse global em ações concretas para atrair turistas e investimentos sustentáveis para a região”, afirmou.

Próximos passos e desafios para 2025

Com um orçamento ainda limitado, a Embratur tem priorizado o uso estratégico de recursos para maximizar o impacto de suas ações. Para 2025, a agência planeja reforçar sua presença em mercados estratégicos, como o chinês, e continuar investindo em promoção de destinos brasileiros na Europa e na América do Sul.

Freixo destacou que um dos maiores desafios é ampliar a conectividade aérea internacional, fundamental para aumentar o fluxo de turistas. “O Brasil não chega de trem, chega de avião. Por isso, investir em parcerias com companhias aéreas e viabilizar novas rotas é uma prioridade absoluta para nós”, explicou.

Outro ponto importante é a realização do Visit Brasil Summit – maior entrega da agência este ano, programado para maio, onde a Embratur apresentará seu novo plano de marketing, o maior desde o Projeto Aquarela. O evento contará com a participação de especialistas internacionais e lançará diretrizes para a promoção do Brasil como destino turístico global.

“A Fitur é só o começo de um ano que promete ser decisivo para o turismo brasileiro. Temos estratégias claras, parcerias sólidas e o compromisso de continuar promovendo o Brasil de forma qualificada e sustentável. O caminho é desafiador, mas os resultados destes últimos dois anos, desde que assumi, já mostram que estamos na direção certa”, concluiu Marcelo Freixo.

*O M&E viaja com apoio da Shift Mobilidade Corporativo e proteção GTA

Receba nossas newsletters
 

Todo o conteúdo produzido pelo Mercado & Eventos é protegido pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo sem autorização do Mercado & Eventos.

Para compartilhar esse conteúdo, utilize uma das formas de compartilhamento dentro da página.