
Marcelo Freixo e Bruno Reis, da Embratur assinaram o termo com Julia Simpsons, do WTTC (Eric Ribeiro/M&E)
MADRI – Através da assinatura simbólica da Carta de Intenções, a Embratur oficializou, durante a Fitur 2025, neste segundo dia de feira (23), a sua adesão ao WTTC. A agencia já havia tentando se associar a organização outras vezes, mas por ser um órgão governamental, nunca havia conseguido. Após se transformar em agência, a Embratur abriu o caminho para a associação.
Presidente da Embratur, Marcelo Freixo, destaca a importância dessa filiação. “Este é um marco para o turismo brasileiro. Nossa entrada no WTTC nos conecta diretamente aos principais players globais, permitindo avançar em direção a um turismo mais competitivo alinhado às expectativas dos viajantes internacionais,” afirmou Freixo.
“Estamos posicionando o Brasil cada vez mais como um ator-chave na discussão global sobre o futuro do turismo. Esta parceria reforça nosso compromisso em estabelecer o Brasil como um destino que vê o turismo como uma atividade econômica alinhada aos desafios do século 21, impulsionando o desenvolvimento por meio da sustentabilidade ambiental e da celebração da diversidade humana”, reforçou.
Agora, a agência terá acesso à dados e pesquisas exclusivas, relatórios globais e estudos de impacto econômico disponibilizados pelo WTTC. Além disso, a Embratur se juntará a mais de 30 Destination Partners filiados ao órgão, que incluem: Atout France, Brand USA, Abu Dhabi, Destination Canada, Dubai, NY City Tourism + Conventions, Visit California, Visit Argentina, ProColombia, Porto Rico, Quintana Roo Tourism Board, Nayarit, Turismo de Portugal, TURESPAÑA, e outros.
A Embratur, como membro do WTTC, terá o papel estratégico de amplificar a presença do Brasil no mercado global de turismo, atrair parcerias, alinhar-se às tendências globais e promover o país como um destino sustentável e competitivo. Mais do que promover o Brasil, isso contribuirá ativamente em temas que moldam o futuro do turismo internacional.
A Embratur deve ainda estudar ações conjuntas com o WTTC, como realização de pesquisas sobre o retorno de investimentos em atividades promocionais e seu impacto na economia brasileira.
*O M&E viaja com o apoio da Shift Mobilidade Corporativa e proteção GTA