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Agências e Operadoras / Manchete

EXCLUSIVO: ex-funcionário acusa Hurb de esconder bens e atrasar salários; já a empresa promete novo escritório em breve

*Matéria de Natália Strucchi e Janaina Brito

Hurb

Em denúncia realizada à equipe de redação do M&E, funcionários alegam desrespeito, falta de pagamento, retenção de bens e trabalho forçado (Divulgação/Hurb)

A crise que envolve o Hurb acaba de ganhar novos desdobramentos a partir de uma denúncia feita por um ex-colaborador da empresa, que preferiu manter o anonimato. Em contato com o Mercado & Eventos, a fonte revelou que, além do esvaziamento de três andares da sede no edifício Península Corporate, na Barra da Tijuca (RJ), a companhia ainda ocuparia parte do 10º andar, onde estaria escondendo bens que poderiam ser alvo de penhora para ressarcir credores, segundo a fonte.

De acordo com o ex-colaborador, a suspeita é de que esses itens estejam sendo guardados para um eventual novo escritório. Essa teoria foi reforçada após um comunicado interno enviado pelo Hurb aos colaboradores, o qual o M&E teve acesso, onde a empresa confirma que, apesar da adoção do home office, estará “de casa nova em breve”.

No comunicado, a empresa se despede de sua antiga sede exaltando momentos vividos pelos colaboradores, como celebrações, happy hours e recordes batidos, e pede que todos fiquem atentos a futuras informações sobre a nova localização. No entanto, o tom otimista contrasta com a realidade vivida por muitos funcionários. Veja o comunicado na íntegra abaixo.

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O M&E teve acesso aos documentos enviados aos colaboradores

Colaboradores teriam sido impedidos de recuperar pertences

Segundo a fonte, a empresa desmontou os escritórios sem aviso prévio, impossibilitando os trabalhadores de retirarem seus pertences pessoais. Além disso, muitos empregados estão enfrentando dificuldades financeiras, agravadas pela falta de pagamento do salário de janeiro e do vale-alimentação, conforme anunciado em outro comunicado interno da empresa, também obtido pelo M&E.

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O M&E teve acesso aos comunicados enviados aos colaboradores

“Alguns funcionários já estão em situação de vulnerabilidade, passando fome por falta do vale-alimentação e sendo obrigados a continuar trabalhando mesmo sem um posicionamento da empresa”, denunciou o ex-colaborador ao M&E. A fonte também relata que o Hurb não tem demitido seus funcionários, impedindo que eles tenham acesso ao seguro-desemprego ou ao saque do FGTS. “Ficam explorando a mão de obra sem nenhum retorno”, afirmou.

Desvio de função e riscos para a segurança

Outro ponto preocupante levantado pelo ex-colaborador é a exploração de trabalhadores em situação mais vulnerável, como os funcionários da limpeza. Segundo a fonte, essas pessoas estão sendo obrigadas a exercer funções para as quais não foram contratadas, incluindo serviços de eletricidade, colocando sua integridade física em risco.

“O que está acontecendo é um desrespeito sem tamanho. Estão obrigando as pessoas a mexerem com parte elétrica sem ter conhecimento ou especialização. Isso é muito perigoso”, afirmou.

Advogadas exaustas e abandono da diretoria

A situação se agravou ainda mais nos últimos dias, com a presença constante de oficiais de Justiça na sede da empresa para efetuar penhoras. Segundo a fonte, advogadas do Hurb passaram mais de 12 horas acompanhando as ações sem sequer poder parar para almoçar. Enquanto isso, a diretora de Recursos Humanos teria deixado o escritório logo pela manhã, ao perceber a gravidade da situação.

“Cadê aquele papo de ‘prezamos pela saúde mental dos funcionários’? Os colaboradores estão doentes!”, denunciou a fonte ao M&E.

O comunicado interno enviado pelo Hurb, também recebido pelo M&E, confirma que a empresa enfrenta dificuldades financeiras, mas não oferece uma previsão para a regularização dos salários. No documento, a companhia afirma que a decisão de adotar o home office foi tomada “visando a otimização de recursos considerados não essenciais” e reforça que segue “trabalhando para superar esse momento”.

Enquanto isso, os funcionários seguem sem respostas concretas sobre seus direitos e sem a possibilidade de reaver seus pertences.

O que diz o Hurb?

O M&E entrou em contato com o Hurb para esclarecer as acusações. Confira o que disse a empresa:
EXCLUSIVO: Hurb reconhece “momento desafiador” e reforça busca por soluções

*Texto atualizado às 11h, do dia 15/02.

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