O furacão Milton, que se aproxima da costa da Flórida e deve tocar o solo na quarta-feira (9), intensificou-se rapidamente nesta segunda-feira (7), subindo de categoria 2 para 5, a mais alta na escala de furacões, segundo o Centro Nacional de Furacões dos Estados Unidos (NHC). Resorts, parques e cruzeiros da península americana anunciam a suspensão de operações e fechamento de reservas após notícias de evacuamento das cidades, que ainda se recuperam dos efeitos do furacão Helene.
Formado no Golfo do México, Milton passou próximo à península de Yucatán, no México, onde causou ondas e ventos fortes. A área metropolitana de Tampa, com mais de 3,3 milhões de habitantes, está no caminho direto do furacão, e evacuações já foram iniciadas. A Interstate 75, que liga Tampa ao norte do estado, registrou congestionamentos devido ao grande número de pessoas deixando a região.
O Walt Disney World Resort, em Orlando, permanece operando normalmente até 7 de outubro, mas suspendeu reservas online para o dia 9, quando o aeroporto internacional de Orlando planeja interromper operações comerciais. Além disso, o resort fechará temporariamente o Fort Wilderness Resort & Campground, as Copper Creek Cabins no Wilderness Lodge e as Treehouse Villas em Saratoga Springs Resort & Spa na quarta-feira, com previsão de reabertura parcial na sexta-feira e completa no domingo.
A United Parks & Resorts anunciou o fechamento do Busch Gardens Tampa entre 8 e 10 de outubro, enquanto o Discovery Cove ativará sua política de tempestades nos dias 9 e 10, incentivando os visitantes afetados a reagendar suas visitas. Já o SeaWorld Orlando permanece aberto, mas a empresa monitora o avanço do furacão. O Universal Orlando Resort segue operando normalmente e orienta os visitantes a acompanharem atualizações sobre o tempo.
Diversas linhas de cruzeiros, incluindo Carnival, Royal Caribbean, Celebrity e MSC, alteraram seus itinerários no Caribe e Bermuda. A Carnival Pride, por exemplo, chegará a Bermuda um dia antes do previsto, enquanto o Grandeur of the Seas, da Royal Caribbean, alterará sua rota para o Caribe Oriental, evitando Costa Maya e Cozumel, no México. Outras mudanças incluem o Harmony of the Seas, que pulará sua parada em Roatan para visitar Costa Maya, e o Wonder of the Seas, que adiou a visita a Cozumel, indo a Falmouth, Jamaica. A Norwegian Cruise Line informou que não possui navios nas áreas afetadas.
Milton surpreendeu meteorologistas com sua rápida intensificação, tornando-se o terceiro furacão de intensificação mais rápida no Atlântico, com ventos de até 285 km/h. A previsão de ressacas de até 3,6 metros e chuvas torrenciais, acumulando até 38 centímetros, aumenta o risco de inundações na Baía de Tampa, demandando ações de emergência em todo o estado.