Câmbio:

Idiomas:

Localiza, Gol e Azul estão entre as marcas mais valiosas e fortes do Brasil em 2025

Foto de Felipe Abílio

Felipe Abílio

Publicado - 12/06/2025 - 15:17

Aviao Azul e Gol Credito Eric Ribeiro 2 1 Localiza, Gol e Azul estão entre as marcas mais valiosas e fortes do Brasil em 2025
Azul e Gol entram no ranking das marcas mais fortes do Brasil em 2025 (Eric Ribeiro/MeE)

As empresas ligadas ao turismo ganharam espaço no novo ranking da Brand Finance, divulgado nesta quarta-feira (11). A consultoria apontou a Localiza como a única marca do setor a figurar entre as 10 mais valiosas do país em 2025. Com valor estimado em US$ 2,6 bilhões (cerca de R$ 14,4 bilhões), a locadora aparece na sétima posição do ranking geral, ao lado de gigantes como Itaú, Petrobras e Vale.

A lista das 100 marcas mais valiosas do Brasil alcançou US$ 79,4 bilhões em valor total neste ano, o que representa alta de 22,7% em relação a 2024. Segundo a Brand Finance, o crescimento foi impulsionado por mudanças no perfil do consumidor, digitalização e investimentos em infraestrutura, incluindo os do Novo PAC, que tem foco em transporte, sustentabilidade e logística.

Além da Localiza, outras empresas ligadas ao setor também se destacam no ranking por valor de mercado. Latam Airlines aparece na 13ª posição (US$ 1,38 bi), seguida por Embraer (18º, com US$ 1,04 bi), Unidas (22º, com US$ 818 milhões) e Movida (23º, com US$ 790 milhões).

As 10 marcas mais valiosas do Brasil em 2025:

  1. Itaú Unibanco – US$ 8,6 bilhões

  2. Banco do Brasil – US$ 5,2 bilhões

  3. Bradesco – US$ 4,7 bilhões

  4. Nubank – US$ 4,0 bilhões

  5. Caixa Econômica Federal – US$ 3,7 bilhões

  6. Petrobras – US$ 3,6 bilhões

  7. Localiza – US$ 2,6 bilhões

  8. Vale – US$ 2,5 bilhões

  9. Vivo – US$ 2,1 bilhões

  10. Sadia – US$ 2,1 bilhões

Azul e Gol entre as mais fortes

Quando o foco passa a ser a força da marca, que leva em conta atributos como confiança, familiaridade e recomendação, Azul Linhas Aéreas e Gol Linhas Aéreas estão entre as 10 mais fortes do país. A Azul ocupa a 5ª posição, logo atrás de nomes como Nubank, Sadia e Porto. A Gol aparece em 6º lugar.

A presença crescente de empresas de turismo no levantamento aponta para um momento de retomada e valorização do setor. Mais do que movimentar a economia, essas marcas têm ganhado reconhecimento junto ao consumidor, sinal de que experiência, confiança e mobilidade seguem em alta no radar dos brasileiros.

As 10 marcas mais fortes do Brasil em 2025:

  1. Nubank

  2. Sadia

  3. Porto

  4. Caixa Econômica Federal

  5. Azul Linhas Aéreas

  6. Gol Linhas Aéreas

  7. Inter & Co

  8. Brahma

  9. Perdigão

  10. Vivo