
MSC World Asia, o terceiro navio da classe World da MSC Cruzeiros, com início das viagens previsto para dezembro de 2026 (Divulgação)
A MSC Cruzeiros oficializou a encomenda de dois novos navios da avançada classe World, em contrato assinado com o estaleiro francês Chantiers de l’Atlantique, elevando para seis o total de embarcações dessa série na frota da companhia. Os navios, atualmente denominados World Class V e VI, serão entregues em 2029 e 2030, ampliando a presença da MSC na construção naval europeia e seu compromisso com a inovação sustentável.
“A confirmação das encomendas para os dois novos navios da classe World representa um novo marco em nossa notável trajetória de construção naval na França e a continuação do nosso plano industrial de longo prazo. Esse feito reforça nosso compromisso de construir alguns dos navios de maior desempenho do mundo, criando um legado de excelência e inovação em colaboração com o Chantiers de l’Atlantique — nossos parceiros de longa data, há mais de 20 anos”, destacou Pierfrancesco Vago, Presidente Executivo da MSC Cruzeiros.
Esses novos navios se juntarão aos já operacionais MSC World Europa e MSC World America, além do MSC World Asia e MSC World Atlantic, que estão em construção e previstos para estrear em 2026 e 2027. A classe World é reconhecida mundialmente por sua eficiência energética superior, superando significativamente o Índice Energy Efficiency Design Index (EEDI) da Organização Marítima Internacional (IMO).
“A sinergia da expertise das nossas duas empresas levou à criação desta promissora série da classe World, que atende aos desafios tanto em termos de experiência dos passageiros, quanto de desempenho ambiental. Os navios World Class V e VI representam um marco na história da indústria de cruzeiros, com a melhor eficiência energética”, comentou Laurent Castaing, Diretor Geral do estaleiro Chantiers de l’Atlantique.
Além de motores de combustão interna de última geração, com tecnologia avançada para reduzir emissões de metano, os novos navios serão equipados para operar com combustíveis alternativos, como bio-GNL e GNL sintético, e contarão com sistemas modernos para conexão de energia em terra, tratamento de águas residuais e gestão de resíduos, minimizando o impacto ambiental.
A MSC Cruzeiros mantém seu tradicional design europeu elegante aliado a uma experiência a bordo inovadora, com espaços organizados em distritos temáticos que atendem a diversos perfis de viajantes. Como em todas as embarcações da classe World, os novos navios prometem ser únicos e diferenciados em conforto e entretenimento.