
Com uma trajetória iniciada aos 16 anos de idade no parque Sesame Place, Jeff Davis construiu uma carreira sólida na indústria de entretenimento, com mais de 30 anos de experiência. Hoje, como novo presidente do Busch Gardens Tampa Bay, ele assume a responsabilidade de conduzir o parque em uma fase de renovação e investimentos, com uma visão ainda mais afiada em relação ao futuro do parque e da indústria. Em entrevista ao M&E, Davis compartilhou sua história, os planos para o parque e os desafios de equilibrar tradição e inovação.
De funcionário a presidente de parque
“Comecei no negócio de entretenimento quando tinha 16 anos, em um parque chamado Sesame Place, que pertence à nossa companhia. Nunca imaginei que seria minha carreira de vida, mas acabou sendo”, foi assim que Jeff abriu a conversa, compartilhando um pouco da sua trajetória. Ao longo de sua jornada, Jeff acumulou experiências em operações, recursos humanos e diversas áreas. Sua passagem como presidente no SeaWorld San Antonio o preparou para assumir o desafio de Tampa, onde está há pouco mais de quatro meses. “Busch Gardens Tampa sempre foi aquele parque que, quando eu visitava, pensava: ‘uau, seria incrível trabalhar aqui”, revelou.
Uma nova era de investimento
A chegada de Jeff coincide com um significativo investimento de US$ 40 milhões, focado em infraestrutura, novas atrações e experiência gastronômica. Entre as principais novidades está o Wild Oasis, uma área pensada para famílias com crianças, reunindo estruturas de escalada, rede, pontes, uma torre de queda familiar, e mais.
A área também abrigará habitats de capivaras, macacos‑esquilo, tamanduás, aves, chimpanzés e interatividade por meio de caça ao tesouro interativa. “É uma área com sombras, assentos e opções para os pais relaxarem enquanto as crianças se divertem”, explicou Davis.
Gastronomia como elemento central
A culinária ganha força com a chegada do chef Lavon, descrito pelo presidente como criativo e inovador. Já foram lançados um sanduíche cubano de pretzel, bebidas com boba tea e um espaço totalmente inspirado na culinária latina, o restaurante TOMA!, estrategicamente posicionado ao lado do Wild Oasis. “Queremos que as pessoas venham ao Busch Gardens por causa de uma experiência gastronômica tão memorável quanto uma montanha‑russa ou um animal exótico”.
Relevância além da concorrência
Em um momento onde o universo dos parques temáticos – principalmente na Flórida, passa por transformações e a concorrência cresce, o presidente do Busch Gardens tem uma visão muito clara: a competição vai além de outros parques temáticos. “Estamos competindo pelo tempo das pessoas. Pode ser um jogo de futebol, um cinema, um churrasco com amigos”. Os investimentos que estão sendo feitos pelo grupo não é só pra ‘bater de frente’ e não se desatualizar do mercado – mas para gerar valor aos hóspedes, oferecendo algo único. E o diferencial do Busch Gardens, segundo ele, está na combinação de atrações radicais, zoológico com mais de 800 animais e eventos sazonais como Halloween e Natal, tudo isso em um mesmo parque, com preços acessíveis que permitem experiências estendidas.
Olhar voltado para o futuro
Além de inovações, Jeff quer resgatar o charme histórico do parque, equilibrando o tradicional e o moderno. “Busch Gardens já foi conhecido por seus jardins exuberantes. Quero restaurar essas áreas menos notadas”, exemplificou. Entre as melhorias estão mais sombras, ventiladores, bancos e cobertura nos espaços. “É um parque para ficar o dia inteiro. Precisamos garantir conforto”, afirmou o presidente – que se mostra muito, muito atencioso com a experiência e conforto dos hóspedes.
Os funcionários, chamados de “embaixadores”, são outra prioridade. O novo presidente quer que o parque seja “o melhor lugar para trabalhar na cidade”, oferecendo apoio tanto para quem faz carreira quanto para quem busca um emprego temporário.
Resgatando o valor da experiência real
Em meio à era digital, Davis reforça que nada substitui a experiência presencial. Questionado pelo M&E se o perfil do hóspede mudou pós pandemia, e se este cliente busca mais do que apenas ‘diversão e adrenalina’, Jeff respondeu: “Eu acredito que sim e não. Você pode ver um vídeo de montanha‑russa no YouTube, mas nunca vai replicar o vento no rosto e o frio na barriga lá dentro. O perfil pode até ter mudado, mas ainda é sobre a experiencia única que você pode ter dentro do nosso parque e isso nunca vai mudar”. Ele ressalta que visitas em grupo, entre famílias e amigos, geram memórias compartilhadas que reforçam o valor do parque e mostram o que verdadeiramente importa para os consumidores: criar bons momentos e se divertir no ‘mundo real’.
Convite ao público brasileiro e latino‑americano
Por fim, Jeff Davis deixou um recado especial para o público do Brasil e da América Latina: “É inverno aí – aqui é verão, sol, diversão. Esse parque sempre recebeu grupos brasileiros e latino‑americanos. Quando venho aqui, escuto tantas línguas… isso torna o parque ainda mais especial. Continuem vindo. Queremos recebê‑los cada vez mais”, reforçou.
Com foco em manter vivas a história e as emoções do Busch Gardens, Jeff Davis promete uma gestão que valoriza o legado do parque, ao mesmo tempo em que introduz novidades estruturais, culinárias e de serviço. “Estou aqui para cuidar desse legado enquanto for meu turno. E farei isso com todo entusiasmo do mundo”, finalizou.