CHICAGO – Durante o IPW 2025, realizada em Chicago entre os dias 14 e 18 de junho, o mercado norte-americano voltou ao centro das atenções dos principais players do turismo brasileiro. Em meio a novos atrativos, conectividade aérea em expansão e a expectativa por grandes eventos internacionais, operadoras revelaram projeções otimistas, e em alguns casos, cautelosas, para as vendas em 2025 e 2026. A diversidade de destinos, aliada à busca por experiências personalizadas, está redesenhando a forma como os brasileiros exploram os Estados Unidos.
Para muitos, eventos como a Copa do Mundo de 2026 e os 100 anos da Rota 66 serão catalisadores importantes. Outros apontam desafios internos, como a alta do câmbio e tributações que impactam diretamente o custo final das viagens. Ainda assim, o apelo norte-americano segue firme. Confira, a seguir, as análises completas dos principais operadores presentes no evento.
FRT
“As perspectivas são muito positivas. A estabilidade cambial, o aumento da conectividade aérea e os investimentos em infraestrutura e atrações nos Estados Unidos reforçam o apelo do destino. Para 2025 e 2026, projetamos um crescimento consistente da demanda, especialmente impulsionado por eventos como a Copa do Mundo e os 100 anos da Rota 66. A participação na IPW é essencial dentro desse cenário, pois nos permite construir as bases para esse crescimento sustentável”.
Thais Machado, Diretora de Produto Internacional – FRT Operadora
EZLink
“Nossa expectativa é que o destino cresça, pelo menos, 35% em relação a 2024. Estamos positivos que atingiremos essa evolução e a IPW será peça fundamental para nos auxiliar a conquistar esse avanço”.
Lia Coutinho, Head of Global Sourcing – EZLink
ABREU
“Nossa expectativa é de que as vendas aumentem em 10% em 2025/2026”.
Adriana Boeckh, Diretora de Comunicação e Marketing – Abreu
AGAXTUR
“Temos sim a questão política que deve ser levada em consideração, porém, estamos confiantes de que as vendas melhorem, já que teremos o Mundial de Clubes e a Copa do Mundo que será sediada neste país. Além disso, estamos fazendo um trabalho forte em cima de destinos já muito buscados pelos brasileiros, porém também focando em novos destinos que podem atrair o público em diferentes aspectos, despertando um interesse a mais, principalmente para quem já foi e quer conhecer algo novo”.
Aldo Leone, CEO – Agaxtur
NEW IT
“A expectativa era boa, mas as medidas do nosso governo como o fim do Perse no meio do ano fiscal, a manutenção da bi tributação com uma taxa de mais de 7,5% sobre os pagamentos aos fornecedores no exterior, o câmbio altíssimo e agora a criação desse IOF para pagamento de despesas no anterior que vai incidir nos custos que iremos pagar aos nossos fornecedores, e que automaticamente trará um aumento na ordem de 3.2% nos preços finais, já causam bom estrago nas perspectivas”.
Alexandre Lima, Diretor – New IT
CVC
“São sempre as melhores… Queremos cada vez mais fortalecer a relação direta com a hotelaria norte-americana, com a entrada de novas redes para somar com tudo o que já oferecemos em hotelaria, os grandes parques que existem na região da Flórida e também os grandes eventos esportivos que estão para acontecer nos próximos anos”.
Paulo Biondo, Gerente de Produtos (EUA e Canadá) – CVC
ETS
“As perspectivas são positivas. A Easy Travel Shop segue investindo em tecnologia, ampliação de seus produtos internacionais e capacitação de agentes para impulsionar ainda mais o crescimento das vendas de experiências norte-americanas. Acreditamos que 2025 e 2026 serão anos de consolidação neste mercado, com foco em experiências mais personalizadas e viagens com propósito. Para tanto estamos investindo em treinamento com imersão em experiências”.
Bárbara Picolo, Diretora de Produtos e Operações – ETS (Easy Travel Shop)
INTEREP
“As perspectivas para o mercado dos Estados Unidos são bastante positivas para 2025 e 2026. O crescimento esperado não se deve apenas a eventos como a Copa do Mundo e às novidades em parques temáticos, mas também ao aumento da demanda por experiências de luxo, wellness e viagens em grupo. A Interep está preparada para aproveitar essas oportunidades por meio do seu novo portal, que oferece uma curadoria exclusiva de produtos, como hotéis, carros e serviços, e conteúdo relevante. Além disso, o portal traz uma seleção especial de ofertas e diferenciais que beneficiam tanto os agentes de viagens quanto os clientes finais”.
Vilmara Souza, Gerente de Produtos – Interep
AZUL VIAGENS
“As perspectivas de vendas para o mercado norte-americano são otimistas, com a Azul Viagens preparada para atender à demanda crescente. Com inovação em produtos turísticos e um portfólio abrangente, esperamos um crescimento em torno de 72% neste ano”.
Phelipe Toledo, Gerente de Produtos – Azul Viagens
TBO
“As perspectivas são bastante positivas. Os EUA são o maior destino dos brasileiros, tanto pela força da sua economia como pela diversidade de destinos e atrações. Nós estamos investindo em experiências personalizadas, tecnologia e suporte ao agente de viagens, e os EUA oferecem uma gama de produtos turísticos que se encaixam com a nossa proposta de valor”.
Rodrigo Sienra, Country Manager – TBO.com Brasil
SCHULTZ
“No mercado americano nós não somos especialistas em Disney – o nosso foco é o forfait, ou seja, montar a viagem de acordo com o perfil dos passageiros e gerar experiências em destino. Por essa razão e neste segmento os EUA lideram em vendas em destinos internacionais. Recentemente investimos em alguns produtos como locação de casas em Orlando, temos mais de 2.500 casas de vários estilos e que está gerando um ótimo resultado, além do motorhome que possui um público específico e que também está gerando um bom movimento. Estamos em amplo crescimento e otimistas, pretendemos investir ainda mais e, com certeza, aproveitar o IPW para melhorar as negociações e trazer novas ações”.
Rodrigo Rodrigues, Diretor Comercial – Schultz
ORINTER
“As perspectivas para o mercado norte-americano em 2025/2026 são positivas, com expectativa de crescimento. A retomada constante do turismo internacional, aliada à diversificação dos produtos oferecidos pela Orinter, contribui para ampliar o interesse dos consumidores. Além disso, investimentos em parcerias estratégicas e a adaptação às tendências do mercado, como experiências personalizadas, fortalecem a posição da Orinter no segmento. Espera-se que a demanda aumente, especialmente para destinos com forte apelo esportivo, consolidando o mercado norte-americano como um dos principais para a empresa”.
Giovanna Paulinelli, Diretora de Operações e Produtos Internacionais – Orinter
EHTL
“As perspectivas são bastante positivas. A malha aérea entre Brasil e Estados Unidos tem se fortalecido, oferecendo mais voos e conexões, o que facilita o acesso. Além disso, os EUA oferecem destinos que atendem tanto o turismo de lazer quanto o corporativo, o que amplia o leque de oportunidades. É um país com forte apelo entre os brasileiros, o que contribui para uma expectativa de crescimento consistente nas vendas nos próximos anos”.
Flávio Louro, CEO – EHTL
BESTBUY TRAVEL
“As perspectivas de vendas para o mercado norte-americano em 2025 e 2026 são extremamente positivas. Além dos eventos já mencionados, como a abertura do Universal Epic Universe e os grandes eventos esportivos, a BestBuy Travel segue ampliando seu portfólio no destino, fortalecendo a contratação direta e investindo nas melhores negociações com os nossos principais parceiros e mercados-chave”.
– Jéssica Moraes, Gerente de Produtos Internacionais – BestBuy Travel
DIVERSA
“O mercado norte-americano continua sendo estratégico e relevante, mas exigirá inovação nos produtos, inteligência comercial e ações promocionais coordenadas para manter sua força frente à crescente competitividade global. Neste cenário, a parceria com nossos principais parceiros e o investimento em conjunto com os destinos será fundamental para recuperarmos esse crescimento para o segundo semestre e próximo ano. Por outro lado, o país está entre os três que sediarão a Copa do Mundo de 2026, com a maior quantidade de Jogos, o que cria perspectivas positivas. Colocando esses pontos na balança, prevemos por hora um crescimento moderado, e apostamos em dois eixos principais nos quais nos apoiaremos atrás desse crescimento: a diversificação de destinos dentro dos EUA, já que os viajantes estão buscando novas experiências fora do eixo tradicional; e as parcerias estratégicas com destinos, operadoras e fornecedores locais, fortalecendo ações promocionais e produtos personalizados”.
– Mariana Azevedo, Diretora de Produtos e Operações, e Georgia Mariano, Gerente de Produtos Internacionais – Diversa Turismo
COPASTUR
“As perspectivas de viagens para os EUA no começo desse ano eram muito promissoras, mas agora o cenário é meio incerto. O câmbio alto vem sendo um desafio, porém o viajante brasileiro tem por histórico adaptar seus dias de viagem ao seu orçamento e não deixar de viajar. É fato que há uma parcela de pessoas que acaba direcionando para viagens nacionais. Outro ponto e, talvez o mais relevante, é a insegurança que as notícias vêm trazendo sobre o processo de entrada e permanência no país. Os turistas que estão indo realmente a passeio não têm tido problemas na imigração, visto que apresentam passagens de ida e volta, hospedagem e seguro viagem, além do visto, é claro. Por hora não tivemos declínio na solicitação de viagens para os EUA. De qualquer forma, todo o setor de turismo precisa ficar alerta às mudanças e comportamento dos viajantes”.
– Reifer Souza Jr., CRO – Copastur
MAGIC BLUE
“As perspectivas são muito positivas. Vemos uma retomada consistente do turismo internacional, com os brasileiros voltando a viajar com mais frequência e buscando experiências mais completas. Para 2025 e 2026, esperamos um crescimento nas vendas para os Estados Unidos, especialmente com o fortalecimento do dólar turismo, possíveis facilidades de visto e a ampliação de voos diretos. Além disso, as novidades dos destinos e a confiança nos parceiros locais fazem toda a diferença. O trabalho da Magic Blue é justamente transformar essa demanda em viagens memoráveis.”
– Joice Ferreira, CEO – Magic Blue
MOBILITY
“As perspectivas são excelentes. Estamos otimistas com o cenário para os próximos dois anos, impulsionado por uma combinação de fatores: dólar mais estável, aumento da conectividade aérea, novos atrativos como o Epic Universe e, claro, a realização da Copa do Mundo FIFA 2026, que deve movimentar o turismo em diversas cidades americanas.”
– Michelle Tonon, Diretora de Operações – Mobility
QUEENSBERRY
“A melhor possível. Temos um cenário de estabilidade da moeda, o que afeta diretamente a confiança do consumidor em seus planos de viagem. Além disso, o ticket médio do aéreo vem em queda, o que nos traz várias tarifas de oportunidade e janelas de vendas extremamente convenientes. Nosso objetivo é um crescimento em torno de 40% frente ao ano anterior, estamos bastante otimistas”.
– Marco Lourenço, Diretor – Queensberry
TIO ORLANDO
“São altas e vão se manter altas. Nós já estamos observando um aumento na procura nos últimos anos, e eu vejo ainda um reflexo pós-pandemia, das pessoas quererem viajar, quererem curtir mais. Sem dúvida nenhuma o mercado de vendas para os Estados Unidos para 2025-2026 seguirá em uma alta, até mesmo por conta dos eventos e das novidades para os EUA nos próximos anos.”
– Orlando – Tio Orlando
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