Câmbio:

Idiomas:

Parada do Orgulho LGBT+: com reconhecimento do MTur, celebração da 29ª edição acontece neste domingo em SP

Foto de Beatriz do Vale

Beatriz do Vale

Publicado - 20/06/2025 - 17:13

A partir das 10h deste domingo (22) começa a 29ª edição da Parada do Orgulho LGBT+ na Av. Paulista, em São Paulo. O evento se consolidou como um dos maiores do mundo em defesa da diversidade e dos direitos da comunidade LGBTQIAPN+. A expectativa deste ano é de que milhares de participantes ocupem as ruas, celebrando conquistas e levantando debates importantes para a sociedade. E muito além do grande público, o evento movimenta o turismo de forma expressiva, reforçando a posição de destaque do Brasil no cenário global como um dos destinos turísticos mais procurados por este público.

“O Ministério do Turismo vê o turismo como uma ferramenta potente para promover a cidadania e a diversidade. O órgão entende e reconhece que o turismo LGBTQIA+ ajuda no desenvolvimento da economia, na inclusão de pessoas e fortalece a imagem do Brasil”, ressalta a chefe da Assessoria de Participação Social e Diversidade do Ministério do Turismo (ASPADI/MTur), Juliana Oliveira.

29ª EDIÇÃO

“Envelhecer LGBT+ é memória, resistência e futuro” é o tema deste ano, que contará com uma programação que inclui shows, discursos e atividades culturais. Serão 17 trios elétricos e apresentações de nomes de destaque:

• Trio 1: Memória e Resistência, apresentado por Silvetty Montilla e Helena Black

• Trio 2: Famílias, apresentado por Sendy Buck e Judy Rainbow

• Trio 3: Prefeitura I – Vidas que Transformam, apresentado por Pri Drag e Nelly Winter

• Trio 4: Prefeitura II – LGBTFOBIA é crime, apresentado por Dimmy Queer

• Trio 5: Política Pública de Verdade é Empregabilidade, apresentado por Ikaro Kadoshi

• Trio 6: ONGs HIV/Aids, apresentado por Lu Marinati e Beto de Jesus

• Trio 7: Pessoas Aliadas, apresentado por Sissi Girl

• Trio 8: Patrocinador Sephora

• Trio 9: Gay, apresentado por Drag Tiffany

• Trio 10: Patrocinadores e apoiadores, apresentado por Aysha Pink

• Trio 11: Bi+, apresentado por Xênia e Da Lou

• Trio 12: Pessoas Associadas, apresentado por Dafine Delano e Mikaella Pity

• Trio 13: Lésbicas, apresentado por Irina Bacci

• Trio 14: Grupo L’Oréal no Brasil

• Trio 15: Travestis/Trans, apresentado por Cris Negrini

• Trio 16: Amstel, apresentado por Ântara Gold

• Trio 17: Futuro APOLGBT-SP, apresentado por Tchaka e Sallete Campari

Assim como em 2024, a Parada percorrerá a extensão da Avenida Paulista. Ao chegar nas obras que ocorrem na virada para a Rua Consolação, o público será orientado a seguir o evento pelas ruas Haddock Lobo e Bela Cintra. A ParadaSP terá transmissão simultânea no YouTube por meio do canal oficial da DiaTV.

TURISMO EM DADOS

Pesquisa do Observatório de Turismo e Eventos da São Paulo Turismo (SPTuris), revelou que quase 30% dos mais de 3 milhões de visitantes da edição 2024 da festa eram turistas, sendo 8% de outros estados e países.

No ano passado, o gasto médio de cada turista durante o período do evento chegou a R$ 1.112,46, aquecendo setores como hotelaria, alimentação, transporte e comércio. Além de participarem das principais atrações da festa, os visitantes aproveitaram para explorar outras atividades na cidade, a exemplo da gastronomia, da vida noturna bares, compras e de passeios por parques e áreas verdes.

INCLUSÃO

O Ministério do Turismo atua no sentido de apoiar o acesso da população LGBTQIA+ ao setor. Uma das ações é a disponibilização da cartilha online “Bem atender: turistas LGBTQIA+”, que orienta profissionais do ramo quanto à adequada recepção deste público. Elaborado em parceria com o Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania e o Conselho Nacional dos Direitos das Pessoas LGBTQIA+ (CNLGBTQIA+), o material esclarece sobre discriminação, identidade de gênero e orientação sexual, entre outros pontos.

Além disso, em 2024, houve a inclusão da Câmara de Comércio e Turismo LGBT do Brasil no Conselho Nacional de Turismo (CNT), que assessora o Ministério do Turismo na definição de políticas públicas.

DIÁLOGO

Na quarta-feira (17), representantes do Ministério do Turismo participaram, por meio de videoconferência, do VI Encontro Brasileiro de Organizações das Paradas LGBT, expondo ações do órgão na área. Ainda durante o mês de junho, o MTur tem agendada reunião com a Rede Brasileira de Observatórios de Turismo, para tratar de iniciativas como a realização de mais pesquisas a respeito do turismo LGBTQIA+.