A chegada das festas de fim de ano impulsiona o interesse por viagens e esse aumento já é perceptível nas buscas online. Para compreender melhor esse comportamento, a Buzzmonitor analisou 139.318 menções relacionadas a “viagem” ou “viajar” em plataformas como X, Threads, Bluesky, Instagram, Facebook e YouTube, entre 19 de outubro e 18 de novembro de 2024 e a análise apontou os destinos mais citados, bem como as marcas mais associadas.
A análise foi conduzida com o suporte de duas ferramentas de inteligência artificial da Buzzmonitor, o AI Insights e o Buzz Pills, e validada no banco de dados original para garantir a precisão dos resultados.
Os depoimentos indicaram planos de viagem para destinos nacionais e internacionais. No Brasil, cidades do Nordeste, como Porto Seguro (BA), Recife (PE) e João Pessoa (PB), se destacaram. Já entre os destinos internacionais, Europa, Estados Unidos e Emirados Árabes lideraram as preferências.
Destinos mais citados (porcentagem):
- Porto Seguro (BA): 3%
- Recife (PE): 3%
- João Pessoa (PB): 2%
- Creta (Grécia): 1%
- Cambridge (Inglaterra): 1%
- Arraial d’Ajuda (BA): 1%
- Curitiba (PR): 1%
- Nova York (EUA): 1%
- Dubai (Emirados Árabes): 1%
- Bonito (MS): 1%
Marcas mais associadas a viagens:
- CVC: 3%
- Azul Linhas Aéreas: 2,8%
- Gol Linhas Aéreas: 2,5%
- Latam Airlines: 2%
- MSC Cruzeiros: 1%
Outras marcas, como Beto Carrero World, Guanabara Transportes e Turismo e Eucatur, foram mencionadas, embora em menor proporção.
Desafios enfrentados pelos viajantes
Nem tudo são planos e expectativas. Entre as dificuldades relatadas, destacam-se atrasos e alterações de voos sem aviso prévio, problemas com cancelamentos ou reembolsos, e custos adicionais para despacho de bagagens.
Outro tema recorrente foi o cuidado com pets, tanto em relação à logística para levá-los na viagem quanto à necessidade de deixá-los sob cuidados especiais quando ficam na cidade de origem.
Além disso, os altos preços, especialmente em viagens internacionais, foram motivo de preocupação. Muitos viajantes compartilham estratégias para economizar, mesmo que isso signifique ajustar seus roteiros.