Recorde no ar, Brasil ultrapassa 10 milhões de passageiros pelo terceiro mês seguido
Aviões lotados e voos em alta, cresce a movimentação nos aeroportos brasileiros (freepik)

A aviação brasileira continua batendo recordes. Em maio, os aeroportos do país movimentaram 10,4 milhões de passageiros, o melhor desempenho da história para o mês desde o início da série histórica da ANAC, iniciada em 2000.

Maio também se tornou o terceiro mês consecutivo em que o setor ultrapassa a marca de 10 milhões de embarques, consolidando uma tendência de alta que se repete mês a mês. Os dados constam no relatório mais recente de oferta e demanda da Agência Nacional de Aviação Civil, que aponta crescimento robusto tanto nos voos domésticos quanto nos internacionais.

O destaque vai para o mercado interno, que registrou 8,2 milhões de passageiros, aumento de 14 % em relação a maio de 2024. A demanda doméstica, medida pela quantidade de passageiros por quilômetro voado, cresceu 17,9 % na comparação anual. Já a oferta de assentos subiu 15,2 %.

Crescimento internacional continua

Nos voos internacionais, 2,1 milhões de pessoas viajaram em maio, alta de 13,2 % frente ao mesmo mês do ano passado. A demanda aumentou 11,9 %, enquanto a oferta de assentos avançou 9,8 %. Esse resultado marca o quinquagésimo mês seguido de crescimento da movimentação internacional, tendência iniciada em abril de 2021.

Recorde no ar, Brasil ultrapassa 10 milhões de passageiros pelo terceiro mês seguidoRecorde no ar, Brasil ultrapassa 10 milhões de passageiros pelo terceiro mês seguido