Câmbio:

Idiomas:

Viajar de avião em pé? Empresa aposta em assento vertical para baratear valor de passagens; confira

Foto de Beatriz do Vale

Beatriz do Vale

Publicado - 26/05/2025 - 13:01

IMG 20250526 WA0039 e1748274316929 Viajar de avião em pé? Empresa aposta em assento vertical para baratear valor de passagens; confira
Passageiro ficará inclinado em um ângulo de 45º, com o peso nas pernas e nos músculos do centro do corpo e com o cinto de segurança afivelado (Reprodução/Aviosonteriors)

A Aviosonteriors, uma fabricante italiana de assentos de avião, decidiu apostar em um novo conceito para viajar de avião: o Skyrider 2.0, um assento vertical para voos de curta distância, que pode se tornar realidade para viajantes em companhias “low cost”, mas a fabricante admite que esse conceito dificilmente estará nas aeronaves em breve.

O assento em pé despertou o interesse dos turistas desde que foi publicado pela primeira vez em 2012, com designers sugerindo que poderia ser uma maneira de economizar dinheiro para companhias aéreas e passageiros no futuro.

Prós e contras do assento em pé 

Com o assento Skyrider 2.0, ele não só aumentará capacidade de passageiros em até 20%, como também tornará os aviões muito mais leves, já que pesam cerca de metade do peso dos assentos comuns.

Porém, o passageiro ficará inclinado em um ângulo de 45 graus, com o peso nas pernas e nos músculos do core (centro do corpo), e com o cinto de segurança afivelado.

Sobre os assentos

Cada um pesa aproximadamente metade do peso de um assento comum, o que reduz o consumo de combustível. Há cinto de segurança, sem queda livre no meio da turbulência.

Um porta-voz da Aviosonteriors disse ao MailOnline Travel que um protótipo físico dos assentos acolchoados estilo bicicleta — que permitem que os passageiros se inclinem em um ângulo sem sentar completamente — já foi fabricado e é mantido na sede da empresa.

Interesse aéreo

Embora nenhuma companhia aérea tenha confirmado seus planos de investir no novo estilo de assentos para suas aeronaves, aparentemente algumas aéreas de baixo custo da Espanha e do Leste Europeu demonstraram interesse no novo estilo. O CEO da Ryanair, Michael O’Leary, disse em 2012 que queria aviões equipados com 10 fileiras de assentos tipo sela, e que eles poderiam ser vendidos pelo equivalente a R$ 7,60 (£ 1).