A Amadeus IT Holding, S.A., empresa principal do Grupo Amadeus, anunciou que cresceu 5% no primeiro trimestre deste ano, alcançando 176,3 milhões de euros. Contribuíram com este crescimento a alta da receita, que subiu 4% (4,7%, ajustado por tipo de cambio) – chegando a 795 milhões de euros – e do EBITDA, que aumentou 5,3% (6,2%, ajustado por tipo de cambio), até chegar em 323,4 milhões de euros.
“Os mercados nos quais operamos seguem apresentando grandes dificuldades, mas nosso sólido modelo de negócio e nossa incomparável carteira de produtos nos permitem seguir avançando. Nosso modelo de receita recorrente por processamento de transações demonstrou uma grande resistência e nossa base de clientes internacional segue sendo uma de nossas forças”, afirmou o presidente e CEO da Amadeus, Luis Maroto.
Amadeus aumentou sua participação no mercado global de reservas aéreas realizadas por meio de agências de viagens em 1,6 ponto percentual, alcançando 39,8%. No negócio de soluções de TI, a receita cresceu 9,8% chegando a 182,9 milhões de euros, graças a novas migrações de companhias aéreas à plataforma Altéa. Este aumento se traduziu em um crescimento de 13,6% no número de passageiros embarcados, que alcançou 131,7 milhões. Levando em conta os contratos atuais, a Amadeus estima que o número de passageiros embarcados por meio de sua plataforma Altéa deve superar os 800 milhões em 2015, o que supõe um aumento de 42% em comparação com o número de 2012.
“O crescimento se fundamenta em que tanto o negocio de distribuição quanto o de soluções de TI mantiveram seu crescimento continuado de receita, que, por sua vez, foi impulsionado por um rendimento operacional igualmente sólido, tanto em valores absolutos como em crescimento de mercado ou market share. Como resultado disso, durante o primeiro trimestre nosso EBITDA aumentou 5,3%, alcançando 323,4 milhões de euros, nosso lucro ajustado cresceu 5% chegando a 176,3 milhões de euros”, disse Luis Maroto.