
As 31 agências da Associação Brasileira de Agências de Viagens Corporativas (Abracorp) alcançaram a marca de R$ 5,39 bilhões em volume de negócios no primeiro semestre de 2012. O crescimento foi de 34% em relação ao mesmo período do ano passado. Desse total, as passagens aéres nacionais foram responsáveis pela comercialização de R$ 2,2 bilhões, o que correspondeu a um share de 42%. Em seguida, aparecem os bilhetes aéreos internacionais com R$ 1,5 bilhão (share de 29%) e hotéis nacionais com R$ 946 mil na comercialização dos associados (share de 18%). Os números foram apresentados nesta quinta-feira (30/08) durante reunião da Abracorp em São Paulo.
De acordo com Cássio Oliveira, diretor do comitê de Produtos da Abracorp, do montante total de R$ 5,3 bilhões, sendo que R$ 3,8 bilhões vieram das operações no segmento aéreo – foram ao todo mais de R$ 5 milhões em transações. “Na área terrestre, incluindo hotel, locação e outros serviços, movimentamos R$ 1,5 bilhão, sendo feitas mais de 4,9 milhões de transações”, comentou Oliveira. Para o segundo semestre deste ano, as perspectivas são positivas. “Estimamos aumentar nosso faturamento entre 10% e 15% nesse período”, adiantou Edmar Bull, presidente da Abracorp.
Bilhete Nacional – Dos R$ 2,2 bilhões comercializados em passagens aéreas nacionais, R$ 909 milhões foram bilhetes da Tam. “Isso representou um crescimento de 24% e uma participação de mercado na Abracorp de 40%”, afirmou Gervásio Tanabe, diretor executivo da Abracorp. A Gol surge em 2º lugar com um volume de vendas de R$ 691 milhões, o que significou um incremento de 21% em comercialização e um share de 30,4% entre os associados Abracorp.
A Azul aparece em terceiro lugar com um total de R$ 261 milhões em vendas (crescimento de 89%). Os bilhetes da Avianca vendidos pela Abracorp aumentaram 117% em relação ao primeiro semestre do ano passado. Foram comercializadas R$ 133 milhões em passagens. No período, foram emitidos 4,7 milhões de bilhetes a um tíquete médio de R$ 481,22. Os destinos mais vendidos foram: São Paulo (29%), Rio de Janeiro (20%), Brasilia (9%), Belo Horizonte (8%), Salvador (7%) e Curitiba (6%), respectivamente.
Bilhete Internacional – Dos R$ 1,5 bilhão vendidos em passagens aéreas internacionais, R$ 221 milhões vieram da Tam, representando um aumento de 33% em volume de vendas e um share de 18,50% entre os associados Abracorp. Logo depois, aparecem a American Airlines com R$ 180 milhões, Air France-KLM com R$ 145 milhões, United com R$ 124 milhões e a Lufthansa Swiss com R$ 123 milhões. O tíquete médio do periodo ficou em R$ 2.473. Ao todo, foram emitidos 640 mil bilhetes, um aumento de 27% em volume. As cidades que mais receberam passageiros corporativos foram Buenos Aires (19%), Miami (14%) e Nova York (10%).
Leila Melo