Câmbio:

Idiomas:

​Hotel Urbano recebe investimento de R$ 120 milhões

Foto de Rafael Massadar

Rafael Massadar

Publicado - 10/03/2014 - 14:40

O Hotel Urbano anuncia que acaba de receber investimento “Series D” de R$ 120 milhões para acelerar ainda mais seu rápido crescimento e “nos consolidar como a marca de viagens mais conhecida e admirada do mercado brasileiro”, afirma José Eduardo Mendes, cofundador e CEO da companhia. Fundado em janeiro de 2011, o Hotel Urbano nasceu para conectar pessoas aos seus sonhos, tempo livre ao lazer e economia à qualidade de vida, mostrando que viajar é possível.

O aporte foi liderado pelo fundo de capital de risco nova-iorquino Tiger Global Management, que já realizou investimentos em startups americanas como Facebook, Netflix e Linkedin, entre outros. Ao longo dos últimos três anos, o Hotel Urbano saltou de cinco para mais de 500 funcionários – e está com vagas abertas e segue contratando. O quartel-general da companhia cresceu de uma pequena sala com cerca de 40 metros quadrados para a sede atual com mais de 2000 metros quadrados, além de um escritório em São Paulo e duas lojas conceitos em shoppings.

No ano passado, o faturamento da companhia ficou em R$ 500 milhões. Um crescimento expressivo frente aos R$ 90 milhões do primeiro ano de operação. Agora em 2014, a receita prevista para o ano é de mais de R$ 800 milhões. A empresa desfruta ainda de uma ampla base de consumidores e possui a maior página no Facebook no mercado de viagens em todo o mundo com mais de 9,9 milhões de fãs. O Hotel Urbano trabalha com uma forte estratégia de marketing online capaz de criar uma demanda por turismo, vendendo oportunidades para pessoas que não necessariamente planejavam uma viagem.

Com viagens a preços acessíveis e uma relação de forte parceria com os seus fornecedores, o Hotel Urbano busca fomentar novos destinos turísticos e auxiliar no desenvolvimento de pequenos e médios empreendedores do setor em todo o Brasil. “Embora essas realizações nos orgulhem bastante, o Hotel Urbano definitivamente está apenas começando”, afirma João Ricardo Mendes, cofundador e chairman do Hotel Urbano. “Temos uma série de planos e novidades previstas para 2014 ainda e os próximos anos que estão por vir”.

Desde abril de 2011, a companhia tem entre os seus investidores o fundo americano Insight Ventures Partners, com sede em Nova York e que já fez aportes nas startups americanas Twitter, Tumblr e Flipboard, entre outras. Em maio de 2012 e julho de 2013, novas rodadas de investimentos foram realizadas pela Insight no capital acionário do Hotel Urbano. “A Insight tem o prazer de apoiar o Hotel Urbano, que é hoje o líder no mercado de reserva de hospedagem pela internet no Brasil”, afirma Brad Twohig, sócio-diretor da Insight Venture Partners. “Os fundadores do Hotel Urbano têm uma forte visão de crescimento e eles têm executado com sucesso esta visão”, diz Twohig.