Depois da notícia divulgada ontem sobre a assinatura do termo de compromisso com o Ministério Público de São Paulo (MP-SP) e as três das maiores agências de turismo on-line do Brasil – Decolar, Submarino Viagens e Viajanet – onde existe o comprometimento de informar ao consumidor, de forma clara, sobre taxas e demais encargos das passagens aéreas na página inicial de seus sites, o presidente da Abav Nacional, Antonio Azevedo disse ao M&E que a medida é boa, mas tardia.
“Todos sabem que existem exageros por partes de algumas OTAs [existem outras muito sérias]. Essa medida era extremamente necessária, mas vejo como uma ação tardia em defesa do consumidor”, disse.
Segundo ele, mesmo é necessário que os sites informem completamente aos consumidores que tipo de serviço ou taxas estão sendo cobradas. “É notável para qualquer empresa obedecer as regras de comercialização. Além disso, o acordo funciona como um agente de equilíbrio para o mercado de agências, sejam elas online ou não”, finalizou.
Luciano Palumbo