Em comemoração ao Dia do Agente de Viagens, neste sábado (22), a União Nacional das Agências de Viagens (Unav), destacou ao M&E “as melhores dicas para os profissionais que lidam diretamente com o público final na venda de pacotes de viagem, incluindo aéreo e hotelaria, receptivo e roteiros para realizar e alcançar os melhores resultados”, completou a CEO Unav, Ines Melo. Veja abaixo, portanto, algumas dicas divulgadas pela organização.
1. Esteja atento ao perfil do seu cliente, o que ele gosta e gostaria de fazer, quais suas preferencias etc.
2. Saiba quais são os “destinos da moda”, para onde as pessoas estão indo e quais as tendências de viagens.
3. Ative seus clientes, mandando mensagens e fazendo ligações periódicas.
4. Se ligue nas promoções que seus parceiros colocam no dia a dia, compras de oportunidade são sempre uma ótima opção.
5. Invista em você, participe de treinamentos, cursos, viagens de familiarização, visite as feiras e eventos do ramo, enfim tudo o que possa contribuir para seu crescimento profissional.
6. Velocidade de resposta ao cliente é ouro. Seja ágil ao responder.
7. As pessoas gostam de comprar, mas não gostam que vendam para elas. Foque em ajudar pessoas e elas gostarão de comprar de você.
8. Nem sempre o cliente sabe o que é melhor para ele. Alguns chegam pedindo locação de carros em destinos como Manhattan, onde é desnecessário para a grande maioria dos casos. Oriente seu cliente. Isso reduz o valor da sua venda, mas fideliza o cliente.
9. Valorize a empresa onde trabalha. Clientes gostam de se relacionar com pessoas, mas quando algo sai diferente do esperado gostam de saber que há uma empresa sólida atuando para ajudá-los.
10. Conheça bem seus fornecedores. Relacione-se com eles. Entenda suas ofertas, suas regras, seus pontos fortes e fracos. Isso ajuda a fazer uma venda mais segura.
BÔNUS: Converse com seu cliente e ofereça mais de uma opção para ele. Se ele pede Caribe, pode acabar indo para o Nordeste. Se ele pede cruzeiro, pode se interessar por um resort all inclusive. Lembre-se dos sites de compras quando dizem que quem viu isso, também se interessou por aquilo.
O M&E se adianta, em função do feriadão, e deseja, desde já, um FELIZ DIA DO AGENTE DE VIAGENS!