Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Agências e Operadoras / Fotos

3ª edição do “Abav/RJ de Portas Abertas” qualifica agentes

Evento comemorou o Dia do Agente de Viagem, celebrado no último dia 22/04

Evento comemorou o Dia do Agente de Viagem, celebrado no último dia 22/04


Em comemoração ao Dia do Agente de Viagens, que foi celebrado na última terça-feira (22/04), a Associação Brasileira de Agentes de Viagens do Rio de Janeiro – Abav/RJ realizou hoje (28/04), a 3ª edição do Abav/RJ de Portas Abertas, em parceria com o Sindetur/RJ. O evento, organizado na sede na entidade, promoveu palestras e workshops de capacitação aos agentes, além de contar com uma sala de exposição, onde os patrocinadores do encontro puderam apresentar as novidades e produtos do mercado. Affinity Assistência, American Airlines, Esferatur, Localiza, Travel Ace, New It, Nice Via Apia e Schultz, foram algumas das empresas que discursaram no evento. Cerca de 90 agentes de viagem estavam confirmados para o encontro.

“Antigamente costumávamos comemorar o Dia do Agente com uma grande festa, e então percebemos que faltava um espaço para a capacitação do profissional. O Abav/RJ de Portas Abertas visa fazer com que o agente de viagens conheça a nossa sede e veja, nesse espaço, um lugar para se capacitar e se aprimorar, uma vez que o mercado está cada vez mais competitivo. Queremos que essa seja a ‘casa’ do agente”, destacou o vice-presidente da entidade, Reinaldo Gama.

De acordo com Gama, embora o ano ainda esteja no início, o setor já conquistou duas importantes vitórias: a aprovação da Portaria 312, em vigor desde fevereiro deste ano, que regulamenta o transporte turístico terrestre no País; e a aprovação, pela Câmara dos Deputados, do Projeto de Lei 5.120, que regulamenta a atividade dos agentes de viagem. “A Portaria 312 deixa muito clara a diferença entre fretamento e transporte turístico terrestre, acabando com as dificuldades que eram geradas em prol desta dúvida; já a aprovação do PL é realmente uma verdadeira vitória, pois desde 2001 que estamos lutando por sua aprovação e estamos quase lá. Se sancionado pela presidente, Dilma Rousseff, essa lei trará muitos benefícios para ao. Em especial, acredito que o fim da responsabilidade solidária. As agências passarão a responder apenas pela intermediação e não mais pelos serviços prestados por terceiros. Isso será um alívio para o setor”, confessa o vice-presidente.

Em relação aos projetos futuros da entidade, Reinaldo Gama afirma que a Abav deseja tornar certos eventos voltados para a capacitação dos profissionais – como o Dia dos Cruzeiros Marítimos e o Dia do Exterior – anuais. Além de realizar outros eventos de capacitação de diferentes segmentos do setor.

O encontro ainda contou com três palestras informativas: “Atendimento como diferencial competitivo. Satisfação garantida ou seu cliente não volta”, com o professor de Turismo da Fundação Getúlio Vargas, Mauricio Werner; “Quatro habilidades do profissional moderno: atitude, relacionamento, comunicação e palavras”, com o consultor Evandro Correa; e por último, a palestra mais esperada do dia, “Agência de viagens tradicional X Empresas ponto com”, com o presidente da Abav do Rio de Janeiro, George Irmes.

Receba nossas newsletters