O presidente da Associação Brasileira de Agências de Viagens (Abav Nacional); Carlos Alberto Amorim Ferreira; Kaká; enviou para todos os associados um comunicado alertando que este é o momento de renovação de contrato junto à IATA. Junto ao documento; o dirigente anexou o artigo “Por que ser IATA”; escrito em abril deste ano; onde elucidou todos os pleitos que a Abav fez junto à associação e que foram negados.
“Solicitamos que o pagamento do relatório seja decendial ou invés de semanal e; mesmo não havendo unificação do processo; uma vez que muitos Estados brasileiros conseguiram manter o prazo de dez dias com ações na justiça; a IATA não aceitou. Exigem garantias financeiras de empresas que sempre honraram seus compromissos; mas não nos dão garantia de nada. Volto a perguntar; por que ser IATA”; ressaltou.
Segundo o dirigente; não faltam motivações para que muitas agências não renovem seus contratos; uma vez que a IATA não cede em nenhuma das negociações e; recentemente; diante da falência da Companhia Mexicana de Aviacion; comunicou aos agentes de viagens que não irá se responsabilizar integralmente pelo reembolso dos bilhetes emitidos.
“Não aceitamos que mais essa responsabilidade; indevida; seja jogada em cima das agências de viagens. No último dia 6; enviamos carta ao Filipe Reis; gerente geral da IATA no Brasil; solicitando que a IATA assuma integralmente todo e qualquer reembolso na quebra da companhia aérea Mexicana e até agora não recebemos nenhum posicionamento”; informou.
Veja a íntegra do comunicado enviado aos associados:
Prezado (a) agente de viagens
Em abril deste ano; discorri um artigo com título “Por que ser IATA” (disponível no Portal ABAV através do link https://www.abav.com.br/noticias_detalhe.aspx?id=424&id_area=20). No documento; elucidei todos os pleitos que a ABAV fez junto à associação e que; por pura intransigência da IATA; foram negados.
Agora; é chegada a hora de renovação de contrato IATA; conforme comunicado que segue abaixo; na íntegra:
“Annual Fee 2011
A seguir estão os seus códigos ativos nos sistemas do BSP e dos quais será cobrada a anuidade do ano de 2011. Os valores da cobrança serão informados posteriormente através de comunicado IATA divulgados via BSPlink; e-mail e carta direcionada ao endereço de sua agência. Para efetuar o cancelamento dos códigos que não serão mais renovados; favor encaminhar para a IATA uma carta em papel timbrado da agência com os respectivos cancelamentos até o dia 20/09/2010″.
Sei que esta é uma decisão comercial e individual de cada empresa; mas acredito que este é o momento oportuno de nos perguntarmos; novamente; se é válido permanecer associado a uma entidade que defende só e unicamente os interesses das companhias aéreas.
Atenciosamente;
Carlos Alberto Amorim Ferreira
Presidente Abav Nacional