Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Agências e Operadoras / Feiras e Eventos

Abav da inclusão: painel debate gordofobia, racismo e transfobia no Turismo

Painel debateu inclusão na Abav Expo 2019

Painel debateu inclusão na Abav Expo 2019

SÃO PAULO – A Abav da diversidade e da inclusão. A proposta destacada por Magda Nassar, durante seu discurso de abertura na 47ª Abav Expo, ganhou ainda mais significado nesta quinta-feira (25). O painel “Turismo e os Novos Tempos: Transversalidade e Inclusão” reuniu temas que são tabu não só no Turismo, mas na sociedade, como racismo, transfobia e gordofobia. O encontro, mediado por Magda Nassar, apresentou problemas enfrentados  e possíveis soluções que podem ser adotadas pelo mercado.

“O turismo existe para acolher sonhos. Mas o mercado de turismo não pronto pra atender os sonhos de todo mundo”, destacou Carlos Humberto, CEO da Diaspora Black, uma plataforma de turismo com fogo no público negro. Além de viagens, a plataforma conta com treinamentos para atender ao público e informações sobre roteiros e suas ligações.

“Incluímos experiências, hospedagens e atrações que fazem referência a história da população negra. Na esfera do turismo, o que mais cresce são as camadas C, D e E, onde está a maioria população negra, e este consumidor tem que ser tratado bem e não maneira preconceituosa”, completa.

GORDOFOBIA

Abordando o problema enfrentado por pessoas obesas em viagens a jornalista e influencer, Sylvia Barreto, falou sobre as dificuldades de estrutura que este público enfrenta em suas viagens, que vão desde o espaço no avião à falta de equipamentos adequados para atender ao turista.

“Às vezes as coisas não estão preparadas para a gente. Em alguns casos não consigo fazer uma atividade de turismo de aventura, não por falta de capacidade minha, mas pela falta de infraestrutura. Em muitos casos isso não acontece por preconceito, mas por que não se fala disso para que se crie esta estrutura”, explica.

Sylvia citou o exemplo de parques temáticos dos Estados Unidos, nos quais algumas atrações não atendem à obesos. Sylvia, porém, alertou que o agente pode ajudar neste processo, se antecipando e mostrando possíveis problemas que o turista pode enfrentar e alternativas de destino que atendam às suas necessidades.

TRANSFOBIA

Já a transfobia ganhou visibilidade com Wescla Oliveira, articuladora do Fórum Estadual de Travestis e Transexuais do Rio de Janeiro. Wescla destacou o trabalho de capacitação realizada no destino para que transexuais possam ser atendidos pelo nome social e bem recebidos nos diversos ambientes, como atrações, hotéis e em serviços.

“A gente vem fomentando melhores protocolos de atendimento. Utilizando o nome social. No Rio, a gente já teve um ciclo de treinamentos com profissionais envolvendo questões trans e LGBT e foi muito importante para melhorar o atendimento”, ressaltou.

Encerrando o debate, Magda Nassar falou sobre o papel do agente de viagens para vencer preconceitos e garantir a integração de todos os públicos no Turismo. “Nós, como agentes, temos um desafio: mostrar ao consumidor que sabemos mais do que ele. A gente sabe mais do que o consumidor que da um Google. Quando a gente cria um roteiro temos que oferecer as melhores opções para que ele tenhas as melhores experiências e fique satisfeito. Isso inclui todos os tipos de turista”, destacou a presidente da Abav Nacional.

A cobertura do M&E na Abav Expo tem o apoio de Shift Mobilidade Corporativa

Receba nossas newsletters