SÃO PAULO – Além de divulgar todas as novidades da Abav Expo 2022, que acontece de 21 a 23 de setembro, em Pernambuco, com a promessa de ser a maior dos últimos anos, a Abav Nacional também divulgou os resultados referentes ao segundo trimestre e ao primeiro semestre de 2022, baseados no movimento das agências associadas, que hoje representam 90% e todos os pacotes turísticos de lazer comercializados no Brasil. E os resultados são satisfatórios!
De acordo com a presidente da Abav Nacional, Magda Nassar, a esperança é de que o faturamento de 2022 se aproxime (ou até supere, sendo muito otimista) dos R$ 33,9 bilhões comercializados em 2019, um ano antes da pandemia. “Estamos num caminho muito satisfatório, de recuperação absoluta do Turismo. É claro que em 2021 ficamos longe ainda dos números pré-pandemia, quando faturamos R$ 19 bilhões, mas na época o turismo internacional estava muito fechado”, frisou Magda.
“Estamos num caminho muito satisfatório, de recuperação absoluta do Turismo. É claro que em 2021 ficamos longe ainda dos números pré-pandemia, quando faturamos R$ 19 bilhões, mas na época o turismo internacional estava muito fechado”
O otimismo anda lado a lado com a presidente da Abav Nacional. Outro dado que revela a retomada do setor é que, durante o segundo trimestre, 52,1% dos associados Abav que participaram da pesquisa revelaram que o faturamento superou o mesmo período de 2021 em 50% ou mais. Outra tendência, que aumenta o ticket médio e consequentemente o faturamento, é a retomada do turismo internacional, que já representa os 40% das vendas nas agências, um share padrão pré-pandemia.
“A gente tinha 90% de embarques nacionais na pandemia. E hoje, infelizmente, o Brasil volta aos níveis normais de consumo, com 60% de vendas de pacotes nacionais e 40% de internacionais. A gente volta, portanto, a uma normalidade do mercado. O internacional tem um ticket médio importante, apesar dos assentos limitados. O Turismo não está mais andando, o Turismo está correndo, e não estamos conseguindo acompanhar”, destacou a presidente da Abav Nacional.
Segmentos mais vendidos no segundo trimestre
- 56,3% vendem Sol & Praia
- 49,3% vendem Cruzeiros
- 45,1% vendem para o perfil de viajantes culturais
- 36,2% vendem Lua de Mel
- 36,2% vendem Luxo
- 36,2% vendem Corporativo
- 31,0% vendem Congressos e eventos
Faturamento
- 35,2% alegam que venderam 60% nacional e 40% internacional
- 28,2% alegam que venderam 100% nacional
- 18,3% alegam que venderam 40% nacional e 60% internacional
Destinos nacionais mais vendidos
- São Paulo
- Rio de Janeiro
- Gramado
- Salvador
- Brasília e Foz do Iguaçu (empatados)
Destinos internacionais mais vendidos
- Portugal
- Estados Unidos
- França
- Argentina
- Itália e Espanha (empatados)