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Agências e Operadoras / Destinos / Turismo em Dados

Abav Nacional espera faturamento de 2022 já próximo aos níveis pré-pandemia; veja dados

Magda Nassar, presidente da Abav Nacional

Magda Nassar, presidente da Abav Nacional (Eric Ribeiro/M&E)

SÃO PAULO – Além de divulgar todas as novidades da Abav Expo 2022, que acontece de 21 a 23 de setembro, em Pernambuco, com a promessa de ser a maior dos últimos anos, a Abav Nacional também divulgou os resultados referentes ao segundo trimestre e ao primeiro semestre de 2022, baseados no movimento das agências associadas, que hoje representam 90% e todos os pacotes turísticos de lazer comercializados no Brasil. E os resultados são satisfatórios!

De acordo com a presidente da Abav Nacional, Magda Nassar, a esperança é de que o faturamento de 2022 se aproxime (ou até supere, sendo muito otimista) dos R$ 33,9 bilhões comercializados em 2019, um ano antes da pandemia. “Estamos num caminho muito satisfatório, de recuperação absoluta do Turismo. É claro que em 2021 ficamos longe ainda dos números pré-pandemia, quando faturamos R$ 19 bilhões, mas na época o turismo internacional estava muito fechado”, frisou Magda.

“Estamos num caminho muito satisfatório, de recuperação absoluta do Turismo. É claro que em 2021 ficamos longe ainda dos números pré-pandemia, quando faturamos R$ 19 bilhões, mas na época o turismo internacional estava muito fechado”

O otimismo anda lado a lado com a presidente da Abav Nacional. Outro dado que revela a retomada do setor é que, durante o segundo trimestre, 52,1% dos associados Abav que participaram da pesquisa revelaram que o faturamento superou o mesmo período de 2021 em 50% ou mais. Outra tendência, que aumenta o ticket médio e consequentemente o faturamento, é a retomada do turismo internacional, que já representa os 40% das vendas nas agências, um share padrão pré-pandemia.

“A gente tinha 90% de embarques nacionais na pandemia. E hoje, infelizmente, o Brasil volta aos níveis normais de consumo, com 60% de vendas de pacotes nacionais e 40% de internacionais. A gente volta, portanto, a uma normalidade do mercado. O internacional tem um ticket médio importante, apesar dos assentos limitados. O Turismo não está mais andando, o Turismo está correndo, e não estamos conseguindo acompanhar”, destacou a presidente da Abav Nacional.

Segmentos mais vendidos no segundo trimestre

  • 56,3% vendem Sol & Praia
  • 49,3% vendem Cruzeiros
  • 45,1% vendem para o perfil de viajantes culturais
  • 36,2% vendem Lua de Mel
  • 36,2% vendem Luxo
  • 36,2% vendem Corporativo
  • 31,0% vendem Congressos e eventos

Faturamento

  • 35,2% alegam que venderam 60% nacional e 40% internacional
  • 28,2% alegam que venderam 100% nacional
  • 18,3% alegam que venderam 40% nacional e 60% internacional

Destinos nacionais mais vendidos

  • São Paulo
  • Rio de Janeiro
  • Gramado
  • Salvador
  • Brasília e Foz do Iguaçu (empatados)

Destinos internacionais mais vendidos

  • Portugal
  • Estados Unidos
  • França
  • Argentina
  • Itália e Espanha (empatados)
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