A Abav-RJ realizou uma manhã de capacitação para os agentes de viagens, nesta quinta-feira (23), na sede da Confederação Nacional do Comércio (CNC). Cerca de 100 profissionais estiveram presentes para acompanhar os treinamentos promovidos pela EHTL, Suíça Central e Transmundi, além da palestra sobre Excelência na Qualidade de Serviços do consultor Hermes Simões.
No início do evento, o presidente da Abav-RJ, Marcelo Siciliano, destacou a importância da qualificação profissional e ressaltou que a entidade pretende investir ainda mais em encontros voltados para o crescimento profissional do agente de viagens. A abertura contou ainda com a presença do presidente da Fenactur, Aldo Siviero, do subsecretário Estadual de Turismo, Nilo Sérgio Félix, e do diretor de Operações da TurisRio, Alexandre Ignácio.
“Em um mercado cada vez mais dinâmico e competitivo, a atualização constante de conhecimentos e habilidades se torna crucial para o sucesso profissional. Através da capacitação, os agentes de viagens podem se manter informados sobre as últimas tendências do setor, aprimorar suas técnicas de venda e atendimento ao cliente, e oferecer experiências cada vez mais personalizadas e satisfatórias aos seus clientes”, ressaltou Marcelo Siciliano.
A operadora Transmundi foi a primeira a subir ao palco e apresentou as diversas opções de cruzeiros fluviais, nacionais e internacionais. No Brasil, a empresa tem um fretamento exclusivo para cruzeiros no Pantanal, que inclui também a região de Bonito e seus principais atrativos. A Amazônia também oferece opção de cruzeiro pelo Rio Negro, com duas noites em Manaus. Já no exterior, a operadora destacou a oferta de cruzeiros, todos cinco estrelas, nos rios Reno, Danúbio e Mekong.
“São países com culturas e idiomas bem diferentes e conhecer esses lugares a bordo de um navio garante uma infraestrutura de alto padrão, segura e sem trâmites burocráticos, além de proporcionar a apreciação das belezas naturais e a visitação dos principais atrativos”, destacou Marcelo Andrade, sócio da Transmundi.
Em seguida, foi a vez da Suíça Central, ainda pouco explorada pelos brasileiros e vista como um destino de luxo. “Suíça é um destino viável, acessível e com uma excelente mobilidade, tanto interna quanto para outras capitais europeias. E Lucerna, que fica no centro do País, é perfeita para ser o ponto principal de hospedagem, pois de lá é possível se conectar de forma rápida e fácil com diversas cidades e vilarejos”, destacou Vanda Catão, representante de vendas no Brasil de Lucerna e Titlis, na Suíça Central.
Logo após, a EHTL apresentou os diferenciais e facilidades oferecidas pelo portal dedicado à venda exclusivamente através das agências de viagens. Além da reserva de hotéis, é possível fazer a contratação de serviços de transfer e de passeios, reservas de ingressos para parques e atrações, locação de carro e, o principal, há a opção de montar o seu próprio pacote. “Desta forma, o agente de viagens tem a liberdade de montar um pacote de acordo com a necessidade e o orçamento do cliente, o que torna tudo mais personalizado”, destacou Simone Ricio, diretora Comercial da EHTL.
E para finalizar o evento, o consultor e professor Hermes Simões ministrou uma palestra sobre “Excelência na Qualidade do Serviço”, oferecida pela Universidade Federal Fluminense (UFF), que trouxe insights para um melhor atendimento ao cliente.