
A Abav/RJ promoveu hoje (06/12) um debate sobre as propostas do projeto Plano Setorial de Qualificação – PlanSeQ Copa do Mundo; que vai capacitar cerca de 150 mil profissionais nas cidades-sede e periféricas do Mundial de Futebol de 2014.
No encontro; a Comissão de Concertação; formada para discutir o projeto; redigiu um documento que será encaminhado ao Ministério do Trabalho e Emprego; solicitando urgência na publicação do edital do programa; que permitirá que instituições de ensino se preparem para realizar a capacitação da mão de obra. A comissão também aprovou a distribuição do restante das vagas para qualificar 124.800 profissionais durante os próximos três anos. Serão oferecidas 50 mil vagas para 2011 e 2012 e 24.800 vagas para o ano de 2013.
Caso o edital seja lançado ainda esse ano; as aulas devem ser iniciadas em março de 2011. O programa; uma iniciativa do Ministério do Trabalho e Emprego em parceria com o Instituto João Havelange; vai beneficiar profissionais de diversas áreas ligadas ao setor de turismo; entre eles; recepcionistas; ambulantes de alimentos; guias de turismo; taxistas; garçons e motoristas de ônibus.
As aulas serão gratuitas e o conteúdo programático engloba módulos como comunicação eficaz; inglês e espanhol instrumental; legislação específica da profissão; relacionamento interpessoal; entre outros.
Rosele Pimentel, Ney Jorge Campello, Mônica Suruagy, José Gusmão Soares, Ledja Silva, e Eusébio Luis Neto