Sob o tema “Agências de viagens: um panorama estratégico”, Gervasio Tanabe, diretor executivo da Abracorp, foi, na manhã de ontem (25/02), o palestrante da 43ª edição do Fórum Executivo da ABAV-SP. Com larga experiência na indústria de viagens e passagem pelas companhias aéreas Varig, TAM e Gol, Tanabe orientou os participantes sobre a importância do reposicionamento das agências de viagens, sobretudo no que diz respeito às mudanças no perfil dos consumidores e ao contínuo avanço tecnológico.
Durante todo o evento, o diretor apresentou a gestão como vantagem competitiva, ressaltando que o relacionamento com o cliente está diretamente relacionado à qualidade dos produtos e serviços ofertados, capacitação dos colaboradores, infraestrutura da empresa e recursos financeiros que suportem as necessidades de investimento da corporação. “Fazer uma gestão adequada é, essencialmente, saber administrar os recursos disponíveis”, declarou.
Tanabe também aproveitou a oportunidade para chamar a atenção dos agentes de viagens no que diz respeito à valorização de seu trabalho. No que tange à qualidade profissional, Tanabe ressaltou que a motivação está atrelada à realização do trabalho por pessoas focadas, compromissadas e capacitadas e que é preciso sair do “piloto automático” para que uma empresa ganhe destaque no mercado. “A sobrevivência hoje depende unicamente de a agência de viagens ser pró-ativa”, disse, complementando que “um curso de uma semana, por si só, não deixa o profissional capacitado”.