Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Agências e Operadoras / Aviação / Hotelaria / Locadoras / Serviços / Turismo em Dados

Abracorp soma R$ 3 bilhões de faturamento no segundo trimestre; veja líderes por segmento

Dados mais recentes da Associação Brasileira das Agências de Viagens Corporativas (Abracorp), referentes aos resultados do segundo trimestre, revelam que as associadas somaram R$ 2,94 bilhões de receita entre os meses de abril e junho, alta de 59% em relação aos três primeiros meses do ano, quando o corporativo faturou R$ 1,85 bilhão. Em outras palavras, as associadas Abracorp registraram um faturamento total de R$ 4,79 bilhões no primeiro semestre de 2022.

01

Associadas Abracorp faturaram R$ 4,79 bilhões no primeiro semestre de 2022 (Reprodução/Abracorp)

Os dados da BI Abracorp revelam ainda que todos os segmentos (Vistos e Docs; transfer; serviços aéreos; seguro viagem; rodoviário; pacotes de viagens/lazer; locação de veículos; hotéis; ferroviário; cruzeiros; e demais serviços) revelaram crescimento, com destaque para voos e hospedagem, que pularam de R$ 1,14 bilhão para R$ 1,97 bilhão e de R$ 542 milhões para R$ 712 milhões, respectivamente.

  • O crescimento do segmento de aéreo nacional foi de 49,5%
  • O crescimento da hotelaria nacional foi de 20,7%
  • O crescimento da locação nacional foi 27,7%
  • O crescimento dos demais serviços nacionais foi de 68%
  • O crescimento do faturamento total dos principais segmentos foi de 40,4%

Gol lidera bilhetes emitidos e Azul ganha no faturamento

02

Participação das companhias nacionais em faturamento e bilhetes emitidos (Reprodução/Abracorp)

O volume de vendas das companhias brasileiras no segundo trimestre foi extremamente dividido, o que revela que as três principais transportadoras estão igualadas no mercado. A Azul liderou o segundo trimestre em volume de faturamento, com 35% de marketshare, logo seguida por Gol (32,5%) e Latam (32,3%). A Voepass, por sua vez, representou 0,2% do volume das vendas.

Agora, quando o assunto é bilhetes vendidos, a Gol liderou o ranking do 2T22 com 35,9% de participação, seguida por Azul (32,4%), Latam (31,3%) e Voepass (0,2%). Outro assunto de destaque é a tarifa média praticada pelas empresas no período, com Azul (R$ 1.213) na liderança, seguida de Latam (R$ 1.170), Gol (R$ 1.017), MAP (R$ 929) e Voepass (R$ 833).

No internacional, faturamento já chega aos níveis pré-pandemia

03

Marketshare entre as companhias internacionais (Reprodução/Abracorp)

Ao divulgar os dados do segundo trimestre de 2022 referentes ao segundo trimestre de marketshare internacional, a Abracorp destacou que o segmento aéreo internaciona foi o último a se recuperar. No entanto, no período, o faturamento já igualou os níveis de 2019 (pré-pandemia). A associação lembra ainda que a valorização do dólar frente ao real, no período, cresceu 35%.

Pois bem, no ranking, a Latam dominou o mercado internacional com 18,7% de participação, exatamente a mesma fatia (18,7%) das “demais” companhias aéreas que não foram citadas no gráfico abaixo. Air France-KLM (11,7%), American Airlines (11,1%), United Airlines (10,7%), TAP (7%), Lufthansa (6,6%), Copa Airlines (4,7%), British Airways (4,3%), Delta Air Lines (3,5%) e Aeroméxico (3%), completam o ranking.

Accor, Atlântica e Windsor lideram mercado hoteleiro

04

Participação na hotelaria nacional (Reprodução/Abracorp)

A Abracorp também divulgou o marketshare da hotelaria, com destaque para o domínio da Accor (30,6%), que liderou com folga a participação de mercado corporativo entre as associadas, seguida por Atlântica (18,5%), Windsor (8,8%), Grand Hyatt (6,2%), Intercity (5,1%), Blue Tree (3,7%), Nobile (2,6%), Bourbon (2,4%), Louvre (2,4%), IHG (2,3%) e demais (17,3%).

Agora, com relação a diária média, quem lidera com folga é o Grand Hyatt (R$ 562,73), muito por conta de suas unidades cinco estrelas, seguida por uma série de redes que variam de R$ 219 a R$ 360, sempre muito bem equilibradas. No entanto, a segunda diária média mais alta foi de R$ 359 do Windsor, enquanto a mais barata foi praticada pela Slaviero (R$ 219).

05

Marketshare da hotelaria internacional (Reprodução/Abracorp)

INTERNACIONAL – O segmento avançou 123% no 2º trimestre, seguindo a tendência dos demais produtos internacionais. Neste caso, Accor (25,2%), IHG (23,8%) e Hilton (23,7%) são as grandes líderes do mercado, seguidos por Grand Hyatt (15%), Nobile (4,5%), Meliá (3%), Best Western (2,6%) e demais redes (2,1%).

Localiza lidera participação de mercado com folga entre as locadoras

08

Dados das locadoras no segundo trimestre (Reprodução/Abracorp)

Tanto em volume de vendas, como em diárias, a Localiza liderou com folga o segundo trimestre de 2022 entre os associados Abracorp. Em volume de vendas, a Localiza representa metade do mercado (49,7%), seguida por Movida (28,2%), Unidas (3,8%), Hertz (1,5%) e demais empresas (16,8%). Já em diárias, a Localiza domina a maioria do mercado (53,2%), seguida de Movida (37,4%), Unidas (4,7%), Hertz (1,8%) e outras locadoras (2,8%).

Receba nossas newsletters