As 32 agências de viagens associadas à Abracorp tiveram juntas um faturamento de R$ 13 bilhões, um crescimento de 12% em relação a 2012, quando foram registrados R$ 11,6 bilhões. O maior volume de transações foi de bilhetes aéreos, com 11,5 milhões de passagens emitidas, que corresponderam a R$ 9 bilhões. Em seguida vem a hotelaria com 9 milhões de room nights e R$ 2,4 bilhões no doméstico e R$ 308 milhões no internacional.
“Estes são os números de 32 das maiores agências corporativas do Brasil. Estas são as informações que representam literalmente, e em detalhes, como a indústria de viagens corporativas se movimenta”, afirmou o diretor executivo da entidade, Gervásio Tanabe. “Dissemos no ano passado que o incremento seria de dois dígitos, mesmo com as previsões de pouco crescimento da economia”, complementou o presidente da Abracorp, Edmar Bull, lembrando que as vendas em todos os segmentos foram maiores do que em 2012.
Aéreo – Cerca de 70% de todo o faturamento das agências Abracorp se refere aos bilhetes aéreos. No doméstico houve um crescimento de 9% com a venda de 9,9 milhões de bilhetes. A Tam segue na liderança, com 34,68% do market share, seguida da Gol com 32,37% e Azul com 23,7%. O ticket médio teve um avanço de 7%, chegando a R$ 543.
No internacional o crescimento foi de 13%, com R$ 3,7 bilhões e 1,2 bilhões de bilhetes emitidos. A liderança segue com Aeroméxico, seguida por Air France, American Airlines, British Airways e United/Cntinental. A tarifa média subiu 8%, de R$ 2.684 para R$ 2.895.
Hotelaria – As hospedagens domésticas tiveram um avanço de 21%, com R$ 2,4 bilhões de receitas geradas. A Accor é a que teve a maior produção, seguida da Atlahntica Hotels, Bule Tree e Bourbon. A diária média foi 19% maior, alcançando R$ 261. No internacional o incremento foi ainda maior, de 24%, com um faturamento de R$ 248 milhões. A diária média saltou de R$ 308 para R$ 563.
Fotos: Eric Ribeiro