Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Agências e Operadoras / Feiras e Eventos / Fotos

‘Agenda 2030’ e ‘Abordagem Sistêmica’ são destaques na Seeds Braztoa 2019

Elisa Dettoni, gerente de projetos de Produção e Consumo Sustentável da ONU

Elisa Dettoni, gerente de projetos de Produção e Consumo Sustentável da ONU  (Eric Ribeiro/M&E)

CANELA – Com o objetivo de debater o turismo sustentável no Brasil e no mundo, o Seeds (Semeando a Excelência do Desenvolvimento Sustentável), programação que acontece paralela à Convenção Braztoa, foi realizado pela entidade na tarde desta terça-feira (5). O evento chegou com o propósito de deixar um legado para o turismo sustentável e, nesta edição, foca em desenvolver metas para o destino anfitrião.

Veja galeria de fotos abaixo

“Acreditamos no debate aberto e no compartilhamento de experiências e informações como caminhos práticos para a democratização de conhecimento e como ferramentas para a evolução das pessoas em todos os âmbitos das suas vidas. Essa é a proposta do Seeds. Temos a certeza de que deixaremos um legado muito positivo e importante para esta cidade que está acolhendo os integrantes da Braztoa de braços abertos”, afirmou Roberto Haro Nedelciu, presidente da Braztoa.

Para abordar os desafios da agenda 2030 para o desenvolvimento sustentável, a gerente de projetos de Produção e Consumo Sustentável da ONU, Elisa Dettoni, abriu o evento com informações e metas mundiais para a preservação. “A agenda fala de temas globais, como fome, pobreza, biodiversidade, água, energia e mudanças climáticas, por exemplo. Mas ela também traz assuntos que passam despercebidos e que precisamos ter um pouco mais de atenção, como, por exemplo, a identidade de gênero, a redução da desigualdade e o consumo sustentável”, comentou.

Ao falar de ODS (Objetivos do Desenvolvimento Sustentável), os grandes destaques foram os objetivos de número 8, 12 e 14, que abordam práticas sustentáveis que devem ser realizadas pelo setor de turismo para auxiliar na preservação do meio ambiente e seguir a Agenda.  “Atualmente, 40% do lixo encontrado no Mediterrâneo é de responsabilidade do Turismo”, comentou Elisa.

Na sequência, dois painéis que abordaram quatro dimensões temáticas: abordagem sistêmica, turismo sustentável nos negócios, inovação e abrangência. Cássio Aoqui, especialista em turismo pela UnB e fundador da ponteAponte, subiu ao palco para mediar o primeiro painel interativo, no qual todos os participantes foram convidados a se unir aos palestrantes para debater os assuntos e tirar dúvidas sobre os temas.

Estiveram presentes os painelistas Fernando Kanni, mestre em Turismo pela ECA; Gabrielle Nunes, coordenadora geral de Sustentabilidade e Turismo Responsável do Ministério do Turismo; e Helena Costa, professora do curso de Turismo Sustentável da UNB. “O que as pessoas precisam entender é que as ações de sustentabilidade vão muito além do interesse pela preservação, mas também fazem parte do mercado, das características que as pessoas estão buscando no consumo”, comentou Gabrielle.

Fernando Fonseca, da Horwath HTL foi o mediador do segundo painel, que abordou a sustentabilidade no futuro do Turismo e seguiu o mesmo formato do primeiro. Desta vez, os painelistas convidados foram: Ariane Janér, co-fundadora da Global Ecotourism Network; Jessica Kobayashi, do Senac; Elisa Dettoni, da ONU; e João Paulo Faria Tasso, coordenador do curso de Turismo da UnB. “Temos que, cada vez mais, entender que precisamos caminhar juntos para realizar a sustentabilidade. Se cada um fizer só um pouquinho, talvez não conseguiremos alcançar nossa missão. Acredito que esse seja o maior desafio”, comentou Elisa.

Todos os eventos que a Braztoa está promovendo em Canela receberam o selo Evento Neutro, pois compensam todas as emissões de carbono provocadas em sua realização, atuando em consonância com a Agenda 2030 e atendendo ao ODS 13, de “Ação Contra a Mudança Global do Clima”. A compensação de carbono faz parte do projeto Wafe of Change, da Iberostar.

GALERIA:

Fotos: Eric Ribeiro

Receba nossas newsletters