SÃO PAULO – Os empresários Carlos Henrique Dezen, CEO Senator Viagens e Turismo e Thomas Timm, CEO do Turismo Alemão para Alemanha, anunciaram, nesta quinta-feira (26), que passarão a investir em comunicação e promoção turística da Alemanha no Brasil. A inciativa une a demanda de lazer e B2B do país com oportunidades no país alvo e a lacuna deixada pelo fechamento do Centro de Turismo Alemão (DZT), em 2020, que era responsável por estreitar laços entre os países.
A novidade foi anunciada durante um evento organizado pelos empresários em São Paulo, que contou com a presença do trade turístico regional. No encontro, o objetivo de Thomas e Carlos foi não só promover a Alemanha, como entender as demandas do mercado, para então, criar produtos, divulgar as informações necessárias e atender aos interesses, culminando no aumento do fluxo turístico.
“Eu acredito que essa iniciativa reaproxima o Brasil e a Alemanha, principalmente porque com a saída do Centro de Turismo Alemão foi deixada uma lacuna, que tem sido preenchida por outros países. A Alemanha é um país com muitas oportunidades para o lazer e para o segmento B2B, e ciente da demanda mercadológica, temos a oportunidade de desenhar produtos que vão agradar ao público brasileiro”, afirma Thomas.
Segundo o executivo, apesar das adversidades existentes no Brasil, o país segue sendo visto como uma economia estável e que se destaca por ter um dos maiores PIBs do mundo, ocupando a nona posição. “Nesse momento, a convite do Dezen, acredito que é a oportunidade de reposicionarmos a Alemanha, mostrando o que temos a oferecer e atuando de forma assertiva”, complementa.
Vale ressaltar, que o evento contou com uma pesquisa de mercado entre os participantes, os quais são profissionais da aviação, DMC, linha férrea, associação, seguradora, operadora, locadora de veículos e demais atores do turismo no trade nacional.
“Queremos colocar a Alemanha em evidência novamente. Com a minha experiência e sendo proprietário da Senator Turismo, vejo que o que falta aos agentes de viagens é o conhecimento sobre o destino, porque só ler o roteiro não o faz conhecê-lo, por isso, faz parte da nossa estratégia promover capacitações. Nesse primeiro momento será nas principais cidades do país, e em seguida, em formato digital, ampliando esses treinamentos para todo o território brasileiro”, afirma Carlos Dezen.
Dentre os nichos do país que se destacam para atuação está o LGBT, corporativo, esportivo, inclusivo para pessoas com deficiências e sustentável por meio do ESG, além de feiras com visitas técnicas nos mais diversos segmentos.
Pesquisa de opinião
O questionário aplicado durante o encontro contou com questões como “qual a sua percepção da promoção atual do turismo da Alemanha no Brasil”, “qual país europeu é mais ativo na promoção do turismo atualmente”, “qual a ferramenta mais eficaz para a promoção do turismo alemão no Brasil” e “qual a principal barreira para incrementar o turismo para a Alemanha. A partir das informações coletadas, produtos mais assertivos serão desenhados.