Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Agências e Operadoras / Turismo em Dados

Braztoa: 94% das operadoras realizaram embarques em julho

A Braztoa divulgou nesta terça-feira (17) os dados de julho de seu Boletim Mensal que já mostra os efeitos da vacinação e da rwedução das restrições no setor de viagens e turismo. Um dos destaques do levantamento está no número de operadoras que realizaram embarques de passageiros no período, que subiu para 94%, contra os 74% registrados em junho.

Entre as operadoras associadas, 9% chegaram a registar em julho um número maior de embarques do que na média histórica. Do total de embarques, 90% foram para viagens nacionais e os outros 10% para internacionais. Já os embarques referentes a novas vendas representaram 82%, contra 18% referentes a remarcações.

Captura de Tela 2021-08-17 às 15.31.11 Captura de Tela 2021-08-17 às 15.30.26

FATURAMENTO

Já em relação ao faturamento, 17% chegaram próximas (+ de 75%) ou ultrapassaram o patamar de vendas pré-pandemia (2019), enquanto 58% ainda não atingiram metade do faturamento histórico. Assim como em junho, em julho 11% das operadoras registraram um faturamento superior na comparação com a média histórica.

As viagens domésticas representaram 88% do faturamento, enquanto as internacionais somaram 12%, seguindo a tendência de toda a pandemia. No entanto, foi possível observar um reaquecimento do mercado, mediante a reabertura de destinos como Suíça e França, que juntamente com a Itália apareceram entre os destinos que mais cresceram.

Faturamento

Deste modo, identificou-se um aumento na busca pela Ásia, Oceania, África, América do Sul e Europa, e uma redução para América Central e Caribe e América do Norte. Entretanto, mesmo com a redução, a América Central e Caribe seguem na frente. Os destinos internacionais mais vendidos foram Cancun, Maldivas, Punta Cana e Dubai.

No Brasil, as Regiões Nordeste e Sul seguem entre as mais procuradas. Destaque para Gramado, Salvador, Fortaleza, Bahia, Porto de Galinhas e Recife.

Sobre a data de realização das viagens nacionais comercializadas, a maior parte aconteceu no mesmo mês da compra (Julho) ou se realizará até o fim de 2021. No internacional, os embarques até dezembro deste ano são predominantes. Aqui, o fato de os turistas estarem aproveitando as ofertas para o segundo semestre de 2021, pode ter grande contribuição para o volume significativo para esse período.

Captura de Tela 2021-08-17 às 15.13.55 Captura de Tela 2021-08-17 às 15.17.35 Captura de Tela 2021-08-17 às 15.19.32 Captura de Tela 2021-08-17 às 15.24.02

FÉRIAS DE JULHO

Com famílias de adultos e famílias com crianças liderando o perfil do viajante, os Resorts, Sol e Praia, Luxo e Turismo Rural figuraram entre os mais buscados do mês e apontam para a preferência do público por lugares com protocolos de segurança estabelecidos.

Experiências completas aparecem como serviços mais buscados, seguidas pelo terrestre e pela locação de automóvel, em que as locadoras apontam um crescimento de 128% na locação de SUVs. A duração da viagem predominante é de 5 a 9 dias.

Captura de Tela 2021-08-17 às 15.33.56

FATORES DE COMPRA

Saber o que é importante para decidir se é, ou não, a hora de viajar é fundamental para que empresas, destinos e empreendedores do setor sigam um trabalho assertivo para a captação e fidelização do seu público. Segundo o Boletim Mensal Braztoa, a abertura do destino é decisiva para 86% dos turistas e obter informações atualizadas é essencial para 79%. Estar vacinado é relevante para 75% dos viajantes e a flexibilização em relação aos pagamentos e remarcações estão no topo das prioridades de 74% e 75% dos turistas, respectivamente.

Esses dados mostram que os serviços personalizados das operadoras têm se revelado fundamentais ao viajante, agregando valor à cadeia de distribuição, principalmente em relação à qualidade e agilidade nas informações e flexibilização na relação de compra.

Já a flexibilização das medidas restritivas aliadas à vacinação, aos protocolos de segurança, à ampliação e resultados rápidos de testagem, são fortes indicadores na hora da escolha do destino.

Captura de Tela 2021-08-17 às 15.53.55

Receba nossas newsletters