Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Agências e Operadoras / Política / Serviços

Cadastur cresce quase 17% e ultrapassa marca de 90 mil inscritos

A coordenadora-geral de Regulação e Fiscalização do Ministério do Turismo, Tamara Galvão, ressalta a importância da fiscalização de estabelecimentos

A coordenadora-geral de Regulação e Fiscalização do Ministério do Turismo, Tamara Galvão, ressalta a importância da fiscalização de estabelecimentos

O número de profissionais e empresas do setor de turismo que se registraram no Cadastro dos Prestadores de Serviços Turísticos do Ministério do Turismo (Cadastur) cresceu 16,9% nos sete primeiros meses de 2019. Ao todo foram 12.580 novos prestadores de serviços formalizados este ano, atingindo a marca de 90.784 cadastrados junto ao Ministério do Turismo.

O Brasil conta, atualmente, com 28.065 agências de turismo e 13.492 meios de hospedagem formalizados no Ministério do Turismo. Em termos numéricos, as novas agências de turismo (4.072) representam 32% do aumento de cadastros nos últimos sete meses. Já os meios de hospedagem formalizados no mesmo período (2.147) correspondem a 17% dos cadastros em 2019.

“Esse crescimento se deve ao trabalho de fiscalização, remota e presencial, realizado pelos fiscais do MTur e a orientação junto aos municípios e instâncias de governança das regiões turísticas, que é feita pelo Programa de Regionalização do Turismo”, destacou Tamara Galvão, coordenadora-geral de Regulação e Fiscalização do Ministério do Turismo.

O trabalho de fiscalização realizado em parceria com os destinos foi de extrema importância para chegar nesse resultado. Um exemplo disso é o estado do Espírito Santo que, no primeiro semestre de 2019, registrou um crescimento de 51% no Cadastur em relação ao ano inteiro de 2018. No ano passado, o estado capixaba contava com 1.177 prestadores de serviços turísticos formalizados. Em 2019, número já soma 1.788.

A participação no Cadastur é obrigatória para agências de turismo, meios de hospedagem, organizadoras de eventos, parques temáticos, transportadoras turísticas e guias de turismo. O cadastro é simples, online e gratuito. Para se cadastrar, acesse o site www.cadastur.turismo.gov.br e preencha o formulário.

Receba nossas newsletters