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Agências e Operadoras / Fotos

Caravana Brasil Nacional 2010 chega ao fim com balanço positivo (Veja fotos)

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Chegou ao fim a edição 2010 do projeto Caravana Brasil; da Braztoa (Associação Brasileira das Operadoras de Turismo). A última etapa; realizada entre os dias 28 de agosto e 1º de setembro; foi marcada por um animada viagem para a região de Aparados da Serra; nos estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

MERCADO & EVENTOS pôde conferir os últimos dias dessa última etapa voltada para os operadores de viagens. Na ocasião; dez deles puderam; por cinco dias; conhecer a região; que possui vasta oferta de passeios de ecoturismo e que tem como um dos principais atrativos os canyons. No final do quarto dia; eles também participaram de uma roda de negócios na qual tiveram a oportunidade de conhecer melhor os fornecedores de serviços do destino.

De acordo com José Eduardo Barbosa;  da Flot Operadora e presidente da Braztoa; a Caravana 2010 tem um saldo bastante positivo: “Essa edição da Caravana só veio afirmar o acerto que fizemos em mesclar; nas viagens; operadores; agentes e jornalistas. Essas viagens contribuem muito para as cidades visitadas; já que sempre há uma interação com o poder público local; com os receptivos e com os hoteleiros. Dessa maneira; a Braztoa consegue avaliar o que ainda está latente nos destinos”; afirmou ele.

Para Vera Nigro; da Landscape; a viagem foi importante para que ela pudesse avaliar o destino e encontrar uma forma de vendê-lo ao seu público alvo: “Certamente poderemos trabalhar melhor esse destino para o nosso público. Durante os passeios; já consegui visualizar um monte de vendas; como o passeio à cavalo; então penso que as cavalgadas personalizadas pra os atrativos da região possam interessar os clientes da operadora.”; comentou. Para ela; um projeto como esse da Caravana se faz fundamental para o desenvolvimento do turismo: “Acho que o mais importante é o fornecedor perceber que ele não pode deixar de ter o operador como um parceiro.”; acrescentou.

Paulo César Finger; da New Line; também ficou surpreso com a quantidade de informação nova que obteve in loco sobre o destino: “Eu não tinha noção de que já havia essa boa estrutura aqui; ávida a crescer e atrair visitantes. Também fiquei surpreso com o projeto da Caravana; com a seriedade dele e como eles conseguem; nas viagens; englobar todos os produtos do destino. Certamente foi útil para a operadora e agora pensaremos numa forma de transformar o destino em produto”; afirmou.

Já Rodrigo Rocha; da CVC; enfatizou a troca de informações entre todos que fazem parte do segmento: “No turismo; sempre parece que fica ‘cada um no seu quadrado’; achando que o turismo vai acontecer por si só; por inércia. Então um projeto como esse agrega porque entramos (operadores) em contato com os fornecedores e receptivos dos destinos.”; comentou.

Da mesma maneira; Luís Morales; da Pisa Trekking; ressaltou os benefícios do projeto: “Essa é a terceira vez que eu participo da Caravana. Acho o projeto importantíssimo porque ele busca destinos que a gente tem dificuldade para comercializar ou para entender e nos coloca em contato direto como trade local.”; comentou.

Para a maioria dos operadores presente na viagem; a maior dificuldade em comercializar um destino é a falta de divulgação institucional e a falta de profissionalismo no destino. Por isso; o Sebrae (Agência de Apoio ao Empreendedor e Pequeno Empresário)  acompanha de perto o projeto da Caravana:  “O Sebrae está aqui justamente para que esses pontos sejam reduzidos ao máximo; dando suporte aos fornecedores e aos que fomentam a estrutura de negócios da região.”; afirmou Denis Soldera; gestor de projetos do Sebrae.

Realizada desde 2008; a Caravana Brasil Nacional conseguiu uma ampliação de cerca de 35% na oferta de destinos e produtos visitados durante as viagens do projeto em 2009. Já neste ano de 2010; até o mês de junho – quando a maioria das 19 etapas já haviam sido realizadas – essa porcentagem de ampliação estava em 30%: “Este ano; certamente; essa porcentagem ficará próxima à do ano passado”; afirmou Daniela Sarmento; da Braztoa e coordenadora do Projeto Caravana Brasil Nacional.

José Eduardo Barbosa, da Braztoa

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