A agência online ViajaNet realizou um estudo dos hábitos dos consumidores brasileiros de pacotes e passagens aéreas que revelou que 35% dos clientes pertencem à classe D; ou seja; com uma renda de 2 a 5 salários mínimos. A classe C representa 28% dos consumidores; enquanto as classes A e B também ficam; juntas; com 28% do mercado. Já a classe E tem 9% de representatividade.
Outro dado da pesquisa é que os clientes pertencentes à classe D não têm o hábito de programar sua viagem. Cerca de 70% compraram suas passagens e pacotes para viajar em até um mês e; pelo menos; 60% deles parcelaram suas compras no cartão de crédito; usando as opções das próprias companhias aéreas.
Alex Todres; sócio fundador do ViajaNet acredita que um grande percentual deste público viajou pela primeira vez de avião; já que são pessoas acostumadas a viajar de ônibus. “O aumento do poder aquisitivo; do acesso ao crédito; aliados aos baixos preços das tarifas e opções de parcelamento propiciaram esta mudança de comportamento”; diz.
Para realizar o estudo; o ViajaNet fez uma varredura em seu banco de dados; por meio da ferramenta da Clear Sale; cruzando dados como CEP e CPF dos seus clientes; o que garantiu a análise da renda dos mesmos; baseada nos critérios utilizados pela FGV. A entidade distribui os segmentos conforme a renda mensal familiar; ou seja; grupos com mais de 30 salários mínimos são considerados classe A; de 10 a 30 salários mínimos; classe B; a classe C está compreendida entre aqueles que ganham de 5 a 10 salários mínimos; de 2 a 5 salários esta a chamada classe D e até dois mínimos a classe E.