A Proexport Colômbia promoverá na próxima semana capacitações para agentes de viagens de Bauru (07/02); Ribeirão Preto (08/02); Campinas (08/02) e São José dos Campos (09/02). O objetivo é apresentar aos profissionais do turismo a oferta turística colombiana; com opções que vão de negócios a lazer em família.
A assessora de turismo da Proexport; Monica Ordoñez Buitrago irá apresentar o destino; com foco nas cidades de Bogotá; Cartagena e San Andrés. O evento é uma parceira do país com a Gema Tours e Ancoradouro Viagens e deve reunir cerca de 30 agentes de viagens em cada cidade.
“É um dos objetivos da Proexport fortalecer a imagem da Colômbia enquanto destino viável e atrativo; por isso; para nós é tão importante promover essas capacitações e apresentar um país completo no que se refere à oferta turística; com belas praias; infraestrutura hoteleira moderna; gastronomia diversificada; opções variadas de compras e lazer; entre outros destaques”; afirma Carlos Rodríguez; cônsul comercial e diretor da Proexport Colômbia no Brasil.
Até novembro de 2010; 59.717 turistas brasileiros estiveram na Colômbia; um aumento de 38;7% com relação ao mesmo período de 2009. Entre os países da América do Sul; o Brasil ocupa a quinta posição na lista dos maiores emissores turísticos para a Colômbia. Os sul-americanos representam hoje a principal fatia do turismo colombiano. Em 2009; 551.151 turistas da parte sul do continente americano viajaram para o destino. Durante todo o ano de 2009; foram 1.353.760 turistas; que deixaram em território colombiano 2;6 bilhões de dólares; 6;8% mais que em 2008. Os destinos mais procurados pelos viajantes foram Bogotá; Cartagena; Medellín; Cali e San Andrés.