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Agências e Operadoras / Serviços / Turismo em Dados

Com receita de R$ 972 milhões, viagens corporativas superam pré-pandemia em junho

tanabe abracorp

Gervásio Tabane, presidente executivo da Abracorp

O setor de viagens corporativas manteve seu ritmo de recuperação neste ano e fechou junho com um faturamento de R$ 972 milhões, 15% superior ao mesmo mês de 2019, antes da pandemia. Em comparação a junho de 2021, o aumento foi de 227%. Os dados são da pesquisa da Associação Brasileira de Agências de Viagens Corporativas (Abracorp) feita com seus 24 associados

No primeiro semestre deste ano, os números ainda estão abaixo de 2019. O faturamento consolidado do setor ficou 13,87% abaixo em relação aos primeiros seis meses de 2019, principalmente em função do desempenho das viagens internacionais, com volume 27% inferior em relação a 2019. Apesar dos resultados, a Abracorp mantém sua previsão de um bom crescimento em 2022.

“Acreditamos que fecharemos o ano 20% acima de 2019”, afirma Gervásio Tanabe, presidente executivo da entidade, que aposta em uma receita em alta no segundo semestre, influenciada pelas passagens aéreas, cuja demanda mantém tendência de elevação e têm um peso importante no setor como um todo. A tarifa média do segmento aéreo nacional foi R$ 1.128,86 em junho, contra R$ 810,53 em 2019, uma variação positiva de 39%.

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Faturamento de junho de 2022 (Divulgação)

AZUL LIDERA DOMÉSTICO – A Azul lidera no segmento aéreo doméstico em junho de 2022, com 33,9%, seguido da Gol, com 33,3%, e a Latam, com 32,5%. A tarifa média do segmento aéreo nacional foi R$ 1.128,86, contra R$ 810,53 em 2019, uma variação positiva de 39%.

Um destaque em junho foi o crescimento do modal rodoviário, com expansão de 168% comparado a 2019. Também a locação de veículos mostra forte recuperação, 116% acima em relação ao mesmo mês de 2019. O segmento de locação cresceu 78,6% no semestre; a Localiza deteve 53% de market share, seguida da Movida, com 27,3%.

O setor de agências de viagens chegou a perder em torno de 50% dos empregos entre 2019 e 2021, em razão da retração das viagens corporativas. Em 2022, porém, na avaliação da Abracorp, já se espera uma recuperação dos empregos, que vêm sendo retomados desde o início deste ano.

Um dos principais desafios pela frente, segundo Tanabe, é exatamente conseguir trazer esses trabalhadores de volta ao setor de viagens corporativas e alcançar o equilíbrio sustentável diante da alta dos custos na atividade.

FATURAMENTO: RESULTADO ACUMULADO/22

Acumulado

Jan/Jun – R$

20195.570.178.377,83
20202.364.017.208,76
20211.423.537.833,94
20224.797.695.451,05

 

Destaques

  • A Rede Accor mantém-se como a principal operadora hoteleira, com mais de 591.000 room nights no 1º semestre 2022. No setor, enquanto o faturamento manteve-se estável, as diárias caíram 7,9% no segmento, com uma elevação da diária média em torno de 8%.
  • O modelo de pagamento faturado cresceu 3,8%, representando 36,1% do total dos meios de pagamento nesse 1º semestre. A Mastercard detém 18,2% de market share, seguida pela American Express, com 15,4%, entre os cartões de crédito.
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