Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Agências e Operadoras

Vendas de associadas Abracorp crescem 11,9% no 2T18 e chegam a R$ 2,4 bilhões

Carlos Prado, presidente da Abracorp

Carlos Prado, presidente da Abracorp

As TMCs associadas Abracorp registraram um total de R$ 2,495 bilhões em vendas no 2º trimestre do ano, número que representa um crescimento de 11,9% na comparação com o mesmo período do ano passado. Os dados são do relatório consolidado da entidade, divulgado nesta terça-feira (25), e foram apurados e processados pelo BI- Inteligência de Dados Abracorp

Um dos destaques ficou por conta do setor hoteleiro nacional, que cresceu 20,8% (de R$ 340.277.133 para R$ 411.124.205), na comparação entre os trimestres. Já o internacional evoluiu 23,1% (de R$ 77.917.929 para R$ 95.934.913). O aéreo nacional subiu 1,8% (de R$ 837.678.492 para R$ 852.742.440). E o internacional alcançou 9,0% (de R$ 687.777.127 para R$ 749.887.870).

A locação nacional teve crescimento de 13,5% (de R$ 32.974.181 para R$ 37.440.832). Em contrapartida a internacional despencou 32,5% (caiu de R$ 4.453.636 para R$ 3.002.886). Movimento semelhante ocorreu no segmento de transfer. O nacional cresceu 117,7% (de R$ 2.952.215 para R$ 6.428.873). Já o internacional recuou 59,6% (de R$ 2.971.065 para R$ 1.198.337). Outro resultado expressivo foi do seguro viagem nacional, que cresceu 554,4% – saltou de R$ 1.348.952 para R$ 8.628.639. Mas o internacional caiu 9,0% (de R$ 997.772 para 907.362).

Pelo segundo trimestre consecutivo, o segmento de cruzeiros marítimos apresentou um grande crescimento, que chegou a 487,1% no nacional (de R$ 304.713 para R$ 1.789.065); enquanto o internacional avançou 96,6% (de R$ 106.818 para 210.071). O segmento de pacotes nacional subiu 52,9% (de R$ 14.226.911 para R$ 21.755.724). No internacional, crescimento ficou em 9,8% (de R$ 2.895.363 para R$ 3.180.156). O conjunto dos chamados ‘demais serviços’, no plano nacional, avançou 33,9% (de R$ 179.825.126). Já no internacional, caiu 4,4% (de R$ 15.685.906 para R$ 14.984.949).

Market Share

No segmento aéreo nacional, destaque para o resultado de vendas da Azul e Gol (cresceram, respectivamente, 12,1% e 5,7%, na comparação dos trimestres). No aéreo internacional, a Avianca cresceu 23,8%; a American Airlines evoluiu 15,3%; a Gol 13,7% e a Latam 0,6%.

Na hotelaria nacional, a Accor cresceu 27.5%; a Atlantica 22,7%; a Blue Tree Hotels 41,1% e Grand Hyatt 59,7% em volume de vendas. A tarifa média mais baixa é do BHG (R$ 196) e a mais alta do Grand Hyatt (R$ 481). O índice médio Abracorp ficou em R$ 225.

Na locação nacional, liderança da Localiza na comparação dos trimestres: subiu 38,1% em vendas. Já a Movida sofreu retração de 17.7%.