Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Agências e Operadoras / Feiras e Eventos

Como a IA está mudando o turismo – e o que você precisa fazer para acompanhar?

Alexandre Kavinski palestrante na Convencao CVC Como a IA está mudando o turismo – e o que você precisa fazer para acompanhar?

Alexandre Kavinski destacou as mudanças com as novas tecnologias (Ana Azevedo/M&E)

SÃO PAULO – A inteligência artificial já está transformando o turismo, mas o futuro do setor não será definido apenas por essa tecnologia. Durante palestra na Convenção de Vendas da CVC 2025, Alexandre Kavinski destacou que as revoluções tecnológicas nunca acontecem isoladamente. “Não fiquem focados apenas na IA. Ainda estamos vivendo essa revolução, mas novas tecnologias vão surgir e se acumular.”

Ele explicou que a velocidade das mudanças tem aumentado. “Quando você sente que tudo está mudando, não é só impressão. São várias inovações chegando ao mesmo tempo”, afirmou. O impacto disso no turismo é direto: consumidores mais exigentes, acesso a um volume maior de informações e novas expectativas em relação às viagens.

Um dos principais desafios para o setor será atender à demanda por personalização. “O consumidor quer hiperpersonalização, e quer isso passando o mínimo de informações possível”, disse Kavinski. “A gente, junto com a IA, precisa entender como entregar isso da melhor forma.”

O acesso facilitado à informação mudou o comportamento do viajante. Se antes ele dependia exclusivamente dos agentes para obter detalhes sobre destinos e roteiros, hoje ele chega com uma pesquisa prévia extensa. Os buscadores e ferramentas de IA ajudam a organizar esse excesso de informações, mas não substituem a necessidade de um atendimento qualificado.

Nesse contexto, Alexandre Kavinski destacou a importância da capacitação dos agentes de viagem para acompanhar as mudanças no setor. “A CVC aposta na qualificação dos seus profissionais para que eles estejam preparados para esse novo cenário. A ideia é que vocês saiam empoderados para lidar com tudo isso”, afirmou. Para ele, a chave é equilibrar inovação tecnológica e atendimento personalizado para se manter relevante diante das novas exigências do mercado.

Receba nossas newsletters
 

Todo o conteúdo produzido pelo Mercado & Eventos é protegido pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo sem autorização do Mercado & Eventos.

Para compartilhar esse conteúdo, utilize uma das formas de compartilhamento dentro da página.