Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Agências e Operadoras / Feiras e Eventos

Conheça as iniciativas finalistas do Prêmio Braztoa de Sustentabilidade 20/22

Finalistas do Prêmio Braztoa de Sustentabilidade

Dentre as 104 inscrições realizadas para esta edição, apenas 10 foram escolhidas

No próximo dia 12 de abril, iremos conhecer o ganhador do Prêmio Braztoa de Sustentabilidade 2020/22, que será realizado na Serra Catarinense. Dentre as 104 inscrições realizadas para esta edição, que tem como tema central a Resiliência, buscando trazer luz às ações sustentáveis adotadas nos negócios ou destinos durante a pandemia, apenas 10 foram escolhidas. Abaixo, a gente confere os detalhes de cada iniciativa.

Iniciativa: 1ª CIttaslow do Brasil “Cidade do Bem Viver”

Secretaria Municipal de Turismo de Socorro (SP)

O objetivo foi projetar Socorro/SP nacionalmente e inseri-la no mercado estrangeiro, tornando a cidade a 1ª Cittáslow do Brasil – “Cidade do Bem Viver”, através da Rede internacional Cittaslow surgida na Itália. Para obter a certificação, foram envolvidos vários atores: todas as secretarias municipais, a secretaria de turismo como idealizadora, gestora e patrocinadora do projeto; diversos parceiros, organizações do 3º setor, empresários, sociedade civil, conselhos municipais e uma empresa de consultoria para a inovação. A certificação envolve não só uma boa gestão do destino acerca de questões sociais, ambientais e econômicas, como também contempla questões políticas e estruturais.

Iniciativa: Amastour Turismo de Favela

Amastour Turismo de Favela

Amastour é um projeto inédito que atua no turismo no Morro da Babilônia e Chapéu Mangueira, localizados no Bairro do Leme, no Rio, com o objetivo de fazer as pessoas conhecerem a favela com um olhar histórico e sustentável. Os condutores locais prestam serviço de guiamento com um tour contemplativo e histórico mostrando sete mirantes locais, entre eles o Mirante de Copacabana, o Mirante do Telégrafo e o Mirante da Praia Vermelha.

Iniciativa: BWT – Better World Together 2020 – 2022

BWT Operadora

A empresa criou o  BWT – Better World Together – 2020 – 2022. O programa visa promover a cultura da sustentabilidade ambiental, social e econômica por meio de iniciativas que estejam alinhadas com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), adotados pela Cúpula das Nações Unidas. Para a BWT, a palavra “resiliência” foi a grande responsável por outra palavra: “sobrevivência”: dos negócios, da sociedade e do meio-ambiente.

Iniciativa: CapacitaFOZ

Itaipu Binacional

O projeto CapacitaFOZ foi lançado em julho de 2021 com o objetivo de proporcionar qualificação profissional, ajuda emergencial através de bolsa de estudos e facilidade para colocação no mercado de trabalho, por sua plataforma de serviços. O programa, que é voltado para diversos profissionais da cadeia do turismo, atendeu 2.250 pessoas, com bolsas de estudo de R$ 550,00 mensais, com duração de 3 meses cada. Após participar desta capacitação por 3 meses, o profissional passa a ter à sua disposição, uma plataforma especializada para que possa anunciar seus serviços. O site, desenvolvido especialmente para este fim, funciona como uma vitrine de talentos.

Iniciativa: Conexão Baré

Braziliando Viagens e Vivências

Conexão Baré, experiência de viagem imersiva, interativa e on-line, é realizada por meio de uma videochamada de duas a três horas, mas que dura cerca de uma semana. Antes da “viagem”, as pessoas recebem informações e começam a imergir na cultura indígena. Da criação do clima de voo e travessia de barco até a comunidade, à recepção por um indígena que fala sobre o local e os ¨guia¨ até os pontos onde são desenvolvidas as atividades culturais do roteiro, os viajantes virtuais podem interagir a todo momento. Uma vez que essas pessoas não precisam se deslocar até o destino, não há emissão de CO2 e é possível a participação de pessoas com deficiência ou restrição de mobilidade e com restrições financeiras, ou até que têm medo de voar ou navegar.

Iniciativa: Connection Experience

Rossi e Zorzanello Feiras e Empreendimentos

A Rossi e Zorzanello Feiras e Empreendimentos, que há mais de 30 anos realiza a Festuris, criou o Connection, evento de conteúdo híbrido, que promove conexões do Brasil com outros destinos e casos de sucesso do mundo, e estimula a troca de informações, a qualificação do trade, a aproximação de segmentos e áreas relevantes da cadeia de valor, além de sempre trazer temáticas que provocam a reflexão para um futuro sustentável.

Iniciativa: Festival Gastronômico de Tubarão

Associação Empresarial – Núcleo de Gastronomia

O Festival Gastronômico de Tubarão foi criado em 2020, a partir de uma parceria entre agricultores, empresários da gastronomia e do turismo, Sebrae, Prefeitura Municipal e ACIT Tubarão, na elaboração de um evento que foi muito além de atrair novos visitantes, mas fortaleceu a integração da agircultura familiar, dos restaurantes e dos empreendimentos turísticos, que não se vêem mais como concorrentes, mas como parceiros. O sucesso do evento levou ao surgimento da primeira iniciativa de associativismo do segmento, por meio da criação do Núcleo de Gastronomia da ACIT. Além disso, em 2021, teve sua segunda edição.

Iniciativa: Joinville Cidade de Experiência

Sebrae Santa Catarina – Gerência Regional Norte

O Sebrae SC, na Regional Norte, com sede em Joinville, promoveu, ao lado de parceiros, uma grande mobilização, na qual foram envolvidas mais de 200 pessoas (empresários, lideranças da comunidade, de entidades, universidades, poder público, terceiro setor, indústria e inovação) para, juntos, pensarem o futuro da cidade, sua identidade e desenvolvimento, criando o Place Branding de Joinville. Dele, saíram quatro macro programas, entre eles, Cidade de Experiência – Conjunto de projetos referentes ao turismo, hospitalidade, recepção, gastronomia, entre outros – além dos programas Cidade de Inovação, Cidade de Cultura e Cidade de Valor, que, juntos, lançaram não apenas o olhar mas, também, estratégias práticas que mensuravam desde os negócios, indústria, cultura e arte, à qualidade de vida, bem-estar.

Iniciativa: Matula Mineira Comidas de Viagem e Outras Memórias

Flanar Turismo

Foi no contexto inicial da pandemia, em busca de compreensão e caminhos, que a agência Flanar Turismo (Uberlândia-MG) juntamente com um grupo de empreendedores do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba ligados à produção artesanal e gastronomia regional, criou o Projeto Matula Mineira, uma ação colaborativa que propõe agregar valor à produção artesanal e às experiências de Turismo Rural e viagens regionais. O projeto está construindo novos contornos para a atividade turística regional, com práticas inovadoras, concebendo o turismo como estratégia para o desenvolvimento local, fortalecimento da identidade da empresa com geração de novas oportunidades de emprego e renda.

Iniciativa: Vivalá durante a pandemia

Vivalá

*A Vivalá destaca sua atuação resiliente no setor do turismo sustentável e de base comunitária durante a pandemia, com destaque para diversas campanhas, como: apoio emergencial a 100 famílias da sua rede de fornecedores de base comunitário; Com protocolos, voltaram a realizar viagens de base comunitária, chegando à marca de 1 mil viajantes, injetando diretamente R$ 709 mil por meio da compra de serviços de base comunitária; Realização de doação de 1,3 toneladas de alimentos para parceiros do turismo sustentável em aldeias indígenas no Acre; Por fim, venceram a Teia da FGB e expandiram o modelo de turismo sustentável da Vivalá para 7 Ucs, aumentando exponencialmente o impacto da organização durante a pandemia.

Receba nossas newsletters