Criada pela Secretaria Nacional do Consumidor do Ministério da Justiça e Segurança Pública em parceria com o Ministério do Turismo, a plataforma Consumidor.gov está com bons índices na resolução de conflitos entre o consumidor e empresas do Turismo. De acordo com o último relatório de monitoramento do desempenho das empresas, referente ao segundo trimestre do ano (abril, maio, junho), a taxa de resolução de problemas registrados no site é 70%.
Destaque para as empresas (Buson) Guichê Virtual e Shoptime Viagens, com resolutividade de 100%, Maxmilhas, com 82%, Hotel Urbano, com 81%, e 123 Milhas, com 80% de resolução. As informações sobre taxa de resolução de problemas e tempo médio de resposta podem ser acessadas no site do Consumidor.gov.br.
A ferramenta, que permite a interlocução direta entre consumidores, hoje tem 32 empresas exclusivamente cadastradas como prestadoras de serviços turísticos, no segmento de “Viagem, Turismo e Hospedagem”. É válido pontuar que além dessas, há outras que, de alguma forma, têm relação com o setor, como companhias aéreas. O mecanismo é uma alternativa simples para o consumidor resolver, por meio da internet, problemas diretamente com as empresas cadastradas.