Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Agências e Operadoras / Serviços

Cresce número de empresas que obtiveram acesso ao crédito em setembro

empregos-shutterstock_403515793

Trata-se do melhor resultado para a série iniciada

Setembro foi um mês de melhora no acesso ao crédito por parte dos pequenos negócios. De acordo com levantamento feito por Sebrae e FGV, entre as micro e pequenas empresas que buscaram empréstimos, 31% tiveram o pedido aprovado pelas instituições financeiras. Trata-se do melhor resultado para a série iniciada em março e está 9% acima do indicador obtido na pesquisa feita na última semana de agosto.

Na avaliação do Sebrae, esse aumento ocorreu principalmente em virtude da retomada da maior parte das empresas à atividade (segundo a mesma pesquisa, 83% das empresas já voltaram a operar). Com isso, os pequenos negócios puderam apresentar um histórico de faturamento às instituições financeiras, melhorando as chances de aprovação do crédito. Outro fator relevante foi o lançamento da 2ª fase do Pronampe, no início de setembro.

“Se olharmos os dados gerais, vamos perceber que os donos de pequenos negócios ainda têm bastante receio na hora de procurar um empréstimo. Tanto que apenas metade deles buscaram esse recurso, mesmo com todas as dificuldades impostas com a perda de faturamento. E, ainda assim, só 31% deles tiveram sucesso. De todo modo, ações como o Fampe e o Pronampe se mostraram fundamentais e precisam ser consolidadas”, diz o presidente do Sebrae, Carlos Melles.

Carlos Melles destaca ainda a maior participação de instituições financeiras não bancárias, como cooperativas de crédito, sociedades de crédito direto, bancos regionais e agências de fomento na concessão de crédito para os pequenos negócios. Essas instituições financeiras, segundo ele, aumentaram sua participação novolume total de crédito e alcançaram, inclusive, melhores taxas de aprovação

Receba nossas newsletters