Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Agências e Operadoras

CVC registra R$ 4,2 bilhões em reservas confirmadas; Avianca gera despesa milionária

Marcas da CVC Corp apresentarão novidades no Festuris

Empresa cresceu 38,9% em reservas confirmadas no 2º trimestre.

A CVC Corp divulgou nesta quinta-feira (8) os resultados operacionais referentes ao segundo trimestre de 2019. A todo, o grupo somou R$ 4,29 bilhões em reservas confirmadas, montante que representa alta de 38,9% em relação ao mesmo período do ano passado. Considerado os dados Pro Forma, a alta foi de 7,9%. No total, o grupo somou 2,8 milhões de passageiros embarcados no período.

As reservas confirmadas do Brasil totalizaram R$ 3,94 bilhões, montante que representa um alta de 24,4% (11% pro forma). No acumulado do semestre, a holding cresceu 32% em reservas confirmadas (8,2% pro forma) e 36,3% em reservas gerais. Já a Receita Líquida das operações no Brasil foi de R$ 360,8 milhões no 2T19, aumento de 14,0% contra o 2T18 (Pro Forma: +7,0%). Incluindo as operações da Argentina, o crescimento Pro Forma da Receita Líquida no 2T19 foi de 4,0%. No semestre, o crescimento Pro Forma da CVC Corp foi de 7,9%

Já o lucro líquido ajustado no Brasil foi de R$ 41,1 milhões no 2T19, aumento de 16,9% em relação ao 2T18 (Pro Forma: +5,2%). Incluindo as operações da Argentina, o crescimento Pro Forma foi de 3,6%. No semestre, o crescimento Pro Forma da CVC Corp foi de 14,6%

CVC Corp - resultados gerais 2T2019

Avianca Brasil

O segundo trimestre ficou marcado por custos decorrentes do fim de cancelamentos de voos e, posteriormente, do fim das operações da Avianca Brasil, que gerou uma despesa de R$ 81,8 milhões (em adição aos R$ 10,2 milhões já reportados no 1T19) às empresas do grupo. O valor é referente a reembolsos, reacomodações e despesas operacionais incorridas e estimativa de impactos futuros.

“Nos primeiros quinze dias de cancelamentos de voos, na segunda quinzena de abril, administramos os embarques de nossos passageiros diretamente nos aeroportos, com êxito em mais de 95% dos casos, praticamente sem custo para a CVC. A partir de maio, quando a empresa reduziu sua frota para apenas seis aeronaves e o leilão foi suspenso, passamos a encaminhar e atender nossos clientes diretamente em nossas lojas. Dessa forma passamos a assumir os custos com reembolso ou reacomodação em outras aéreas. Contamos, mais uma vez, com a ajuda de nossos parceiros comerciais (Azul, Gol e Latam) nesse processo, com tarifas especiais para clientes que já tinham comprado bilhetes. Ao final, dos cerca de R$ 100 milhões de embarques futuros, que tínhamos divulgado no início de maio, estimamos um impacto de R$ 82 milhões (já incorridos até a data e projetando custos futuros), que somados aos custos já reconhecidos no 1T19, totalizariam R$ 92 milhões”, diz a CVC.

Agências de viagens

CVC 2T2019 - market share

As lojas exclusivas corresponderam a R$ 1,36 bilhão

Do total de R$ 3,94 bilhões em reservas referentes a Brasil, a maior parte fica por conta das agências independentes, responsáveis por R$ 2,31 bilhões, quase 58,7%. O canal teve um crescimento de 46% (13,4% no pro forma). As lojas exclusivas corresponderam a R$ 1,36 bilhão (34,5%) e o online R$ 264 milhões (~6,8%)

 

Receba nossas newsletters